quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Android e Ipad

Android e iPad dominam interesse dos desenvolvedores de apps móveis

Publicada em 27 de janeiro de 2011 às 10h00

Cada desenvolvedor planeja trabalhar em 6,5 aplicações em média durante 2011 - um aumento de 183% em comparação com 2010.

Desenvolver aplicativos para o iPad, e para dispositivos Android é o principal objetivo de desenvolvedores móveis, de acordo com um estudo divulgado na quarta-feira (26/1).
A pesquisa foi resultado da parceria entre Appcelerator, fabricantes de plataformas de desenvolvimento de software e a empresa de pesquisa de mercado IDC. Aproximadamente, 2,2 mil desenvolvedores móveis foram entrevistados.
Segundo o estudo, em média, cada desenvolvedor planeja trabalhar em 6,5 aplicações durante 2011 – um aumento de 183% em comparação com a média de 2010. Além disso, 87% planejam oferecer algum tipo de integração com a nuvem por meio de seus apps – no ano passado, esse número era de apenas 64%.
Mas a grande questão para os desenvolvedores móveis em 2011 é: "Para quais plataformas e dispositivos quero construir meu aplicativo?”.
Entre os entrevistados, 92% disseram que seu principal objetivo era desenvolver apps para iPhone. Em segundo lugar ficou o Android, com 87% dizendo que estavam "muito interessados" em fazer aplicações para a plataforma móvel da Google. Em terceiro e quarto lugar, respectivamente, ficaram os dispositivos com BlackBerry e Windows Phone 7, com 38% e 36%. Portanto, é bastante claro que as novas aplicações, provavelmente, aparecerão primeiro no iPhone e smartphones Android, antes mesmo dos tablets.
iPad vs Android
Se você estiver esperando por um tablet com Android como alternativa ao iPad, saiba que existem grandes chances de que ele consiga executar os mais novos e comentados apps deste ano.
Segundo a pesquisa, 74% dos desenvolvedores planejam novos aplicativos para tablets rodando Android. Entretanto o iPad continuará a ser a principal plataforma em 2011, com 87% afirmando que estão muito interessados em produzir apps para o aparelho da Apple.
WebOS e BlackBerry
Se você estiver pensando em comprar um BlackBerry Playbook, saiba que ainda é difícil prever quais apps estarão disponíveis para este tablet. Entre os entrevistados, apenas 28% mostraram interesse em desenvolver aplicações para o novo tablet da Research in Motion (RIM). Entretanto esse interesse cresceu 12% desde que o dispositivo foi anunciado em setembro.
Outro que pode levar bastante tempo para chamar a atenção dos desenvolvedores é o futuro tablet da Packard Hewlett (HP), que deve ser apresentado em fevereiro, executando a plataforma WebOS. Entre os entrevistados, apenas 16% mostraram interesse em desenvolver para este sistema operacional móvel.
Android: Fragmentação ou Preços
Apesar das críticas relacionadas à necessidade de produzir diferentes versões de apps para dispositivos rodando Android, os desenvolvedores móveis estão mais preocupados com o preço do que com a fragmentação dos aparelhos.
Segundo a pesquisa, 57% disseram que o sucesso dos tablets com Android dependeriam principalmente do preços. Isto pode não ser nada bom para a Motorola, que recentemente anunciou o tablet Xoom, com preço estimado de 800 dólares. Apenas 49% comentaram que o maior obstáculo para o Android seria a fragmentação.
A pesquisa da Appcelerator e da IDC também constatou que o recurso que os desenvolvedores mais estão aguardando no iPad 2 é a câmera.
De fato, 2011 será um grande ano para o mercado de tablets, mas para os desenvolvedores móveis parecem existir apenas duas opções de mercado: iPad e aparelhos como Android.
(Ian Paul)

Nenhum comentário: