terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Eco-casa Japonesa e sua escada



Localizada junto ao mar, na cidade de Shimane, esta casa-escada oferece um espaço interior íntimo, enquanto providencia um exterior muito convidativo.
A casa possui sitema passivo de aquecimento solar, e não foi construída somente para o casal com filhos gêmeos, mas para todas as crianças do bairro. A parte externa da residência tem a forma de uma gigante escada, que se eleva por dois andares e proporciona uma bela visão do entorno e locais para descanso.
Apesar dessa casa estar muito bem localizada perto da praia,  a região pode ter invernos muito frios, por isso o escritório y+M design a projetou cuidadosamente que a casa retirasse o que há de melhor da fachada sul. Por baixo da escada externa há uma série de discretas janelas que filtram a luz do dia e aquecem durante o inverno.
O interir foi projetado contendo estantes para livros e espaços abertos iluminados pela mudança constante da luz vinda das janelas únicas. Graças ao aquecimento e resfriamento passivo e outras medidas estratégicas para uma casa verde, esta residência é generosa com o meio-ambiente e com toda a vizinhança.
Um sistema de piso radiante e um fogão a lenha complementam o sitema de aquecimento da casa. No verão as janelas ainda deixam entrar a luz indireta do sol, enquanto minimizam o ganho de aquecimento solar.
Apesar do engenhoso telhado da casa ser aberto para os vizinhos aproveitarem, as finas janelas mantêm a privacidade do interior. Entradas de ar na base da residência e uma grande abertura na parte superior faz com que a brisa fresca corra através da casa nas épocas quentes de verão.
Fonte: Inhabitat
.

Nenhum comentário: