domingo, 27 de fevereiro de 2011

Usuários de Internet são cidadãos mais engajados, aponta estudo

Usuários de Internet são cidadãos mais engajados, aponta estudo

Postado por Das Übergeek - em 27/02/2011 06:30
Blog: ÜberGeek
Contrariando a opinião da maioria, o comportamento dos jovens não é indolente mas, diferente.
Por Kao ‘Cyber’ Tokio
Um estudo do Instituto de Pesquisas Humanitárias da Universidade da Califórnia que acaba de ser divulgado, vai deixar a garotada com o ego na Lua e muitos adultos sem argumento na hora de exigir mais compromisso com os estudos, o planeta ou o futuro.
Nota do MacArthur Fundation informa que “jovens que perseguem seus interesses na Internet estão mais propensas a se engajar em assuntos civis e políticos”. “Percebemos que ser parte de comunidades online voltadas ao interesse dos jovens, políticos ou não, expõem a juventude a um alto grau de temas e pontos de vista diversos e isto está relacionado a níveis mais elevados de engajamento cívico”, diz Joseph Kahne, autor do estudo.
O argumento contraria a ideia, hoje vigente entre muitos, de que as redes sociais digitais e a internet em geral desestimulam a participação social (presencial) e o coletivismo, reforçando um comportamento apático, conhecido como slacktivismo, algo como ativismo negligente ou preguiçoso, em livre tradução.
A partir das primeiras conclusões, um novo grupo de estudos está se formando para analisar de que forma a internet e as mídias digitais estão impactando o engajamento político e democrático dos jovens. Curiosamente, o estudo emerge em um momento crítico no cenário político internacional, no qual as mídias digitais parecem exercer papel estratégico no levante de uma geração de jovens conectados e conscientes de sua importância contra governos impopulares do Oriente Médio e norte da África.
A avaliação faz sentido se percebermos que até mesmo Barack Obama, o “Internet-Man”, começa a ter problemas com a cobrança que se espalha pela rede e bate às portas da Casa Branca incessantemente, como informa o The New York Times, e que até a China já começa a preocupar-se com os descontentes do regime, de acordo com informações do Wall Street Journal.
Será que estamos próximos de um novo massacre da Praça da Paz Celestial, agora em escala mundial, ou do Impeachment organizado com os Caras Pintadas em 92?

Nenhum comentário: