domingo, 13 de março de 2011

Truques simples para usar melhor o Gmail e outros serviços Google


Por PC World/EUA

Verificar acesso às contas de e-mail, visualizar arquivos do Photoshop online e receber códigos de acesso do Gmail no celular: tudo isso é possível.

Otimizar o uso de produtos da Google, como o Gmail, a busca e o YouTube é crucial quando eles fazem parte da estratégia de negócios de uma empresa. Acontece que cada um desses serviços está abarrotado de recursos e dificilmente alguém conhece todos eles.
Apresentamos nove desses recursos que podem facilitar seu trabalho ou, quem sabe, mudar sua maneira de fazer as coisas.
1. Ver qualquer tipo de arquivo online
O Google Docs Viewer é um site bastante útil para pessoas que desejam ver o conteúdo de uma miríade de arquivos online, sem precisar baixá-los. Apesar do nome, não é necessário ser usuário do Google Docs ou sequer ter uma conta de e-mail no Google para visualizar tais arquivos. Basta acessar o endereço do Google Docs Viewer e inserir a localização do arquivo que deseja ver.
Até recentemente, o recurso permitia visualizar conteúdo de arquivos do tipo Microsoft Word e Microsoft Excel. Mas, de algumas semanas para cá, a lista de arquivos suportados foi aumentada e passou a abrigar arquivos do Photoshop, fontes True Type, arquivos AutoCad e conteúdo criadas com o aplicativo iWork Pages da Apple.
2. Envio de URL para visualização de arquivo online
É muito simples. Conforme mencionado acima, é possível ver arquivos online sem ter conta no Google Docs. Para tal, basta criar a URL do arquivo da seguinte maneira:
http://docs.google.com/viewer?url=
e adicionar ao final da URL o endereço do arquivo, incluindo o http://. Se, por exemplo, quisermos liberar o acesso ao arquivo
http://keirthomas.com/dump/testfile.docx, esta parte deve ser integrada ao prefixo mostrado acima. O resultado será uma URL assim:
http://docs.google.com/viewer?url=http://keirthomas.com/dump/testfile.docx.
3. S de “seguro”
Quase todos os serviços do Google podem ser acessados usando conexão criptografada via SSL. É o mesmo tipo de conexão usada por bancos. Para ter essa segurança extra, basta adicionar um S ao final do prefixo http. No caso da URL para visualizar o arquivo no Google Docs, esta ficaria assim:
https://docs.google.com/viewer?url=http://keirthomas.com/dump/testfile.docx

O Gmail pode ser configurado para usar conexões criptografadas, sendo necessário configurar tal opção nas configurações da conta.
4. Blindando uma conta
Se quiser assegurar de que ninguém poderá acessar sua conta, pode solicitar ao Google que envie um código de confirmação ao seu celular via SMS para cada vez que você fizer o login no serviço. Dessa maneira, mesmo que alguém consiga sua senha, não haverá como acessar a conta.
Tal configuração é chamada de verificação redundante e pode ser configurada aqui.
Saiba que, por tal serviço estar em fase de testes, talvez não esteja disponível para sua conta ainda.
Por força desse sistema de verificação, pode ser necessário configurar senhas específicas para alguns serviços da Google, como Gmail para smartphones, Picasa ou do editor de AdWords (para programação de campanhas de links patrocinados).
Isso acontece porque esses serviços não funcionam com verificação redundante.
5. Um ou mais e-mails diferentes
Você provavelmente já ouviu falar das contas “sombra” de Gmail, não? Tais endereços de e-mail modificados usam símbolos de adição ou pontos finais para estender o alcance de sua conta de e-mail.
Outra dica é usar o endereço tradicional @gmail.com para receber mensagens que sabe serem seguras e outro, com a extensão @google-mail.com para receber mensagens que ainda não sabe se irão ou não ter algum conteúdo relevante. Nessa lista entram newsletters e ofertas. Uma vez adotada essa tática, basta configurar sua caixa de entrada para separar mensagens enviadas para o endereço secundário  e armazená-las em um diretório de conteúdo suspeito.
6. Verificar quem acessou sua conta por último
Suspeita que alguém andou invadindo sua conta do Gmail? Clique no ícone de detalhes, localizado no rodapé  da página e veja quais foram os últimos dez acessos.
7. Verificar a conexão com o YouTube
Está difícil assistir aos vídeos do YouTube? Experimente dar um clique com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Take Speed Test” (verificar a velocidade), para comparar a velocidade de sua conexão à dos outros usuários do mesmo provedor e com a velocidade média de sua localidade.
8. Arrastar e soltar
Quem opta por usar a plataforma de edição de arquivos Google Docs nos browsers Chrome ou Firefox pode arrastar e soltar arquivos a serem abertos nas interfaces do serviço.
Por exemplo: para anexar um arquivo a uma mensagem em um e-mail usando o Gmail, basta arrastar o arquivo a ser anexado até a área que fica esverdeada assim que percebe que o usuário está anexando conteúdo à mensagem.
Antes que perguntem: Não, essa opção não funciona com o browser da Microsoft, o Internet Explorer.
9. Verificar se os serviços Google estão funcionais
Já ocorreu tentar acessar um serviço da Google e não ter sucesso? Quando isso acontece comigo, costumo perguntar aos colegas se o serviço está derrubado para todos. Bom, esse tempo de dependência passou.
Com uma olhada na página de status dos serviços Google, é possível verificar se há qualquer interrupção e, caso haja, que tipo de perturbação o serviço enfrenta.
(Keir Thomas)

Nenhum comentário: