segunda-feira, 7 de março de 2011

Google libera biblioteca para resolver fragmentação no Android


Postado por Daniel Pavani em 06/03/2011 06:30
Blog: Oceanogeek
tende a bom
  Comment A feature que antes estava apenas no Honeycomb, agora também para versões a partir da 1.6
Por Daniel Pavani
A Google lançou ontem uma biblioteca para o Android, que servirá para diminuir os problemas de fragmentação do sistema operacional, permitindo que os aplicativos sejam desenvolvidos mais facilmente entre os diferentes tipos de hardware.
Desenvolvedores que utilizam o SO da Google sempre tiveram muito dificuldade no “acerto” dos aplicativos para os diversos e diferentes modelos de aparelhos rodando o Android. Este problema foi levado em conta no desenvolvimento da versão para tablets do SO, a 3.0 Honeycomb. Agora, a empresa lançou esta biblioteca também para as versões mais antigas do sistema, desde a 1.6.
O anúncio foi feito ontem no blog de desenvolvedores Android e, segundo Xavier Ducrohet, da equipe de desenvolvimento, a nova biblioteca, chamada Android Compatibility package, irá facilitar que desenvolvedores façam seus aplicativos compatíveis com diferentes tamanhos de telas, por exemplo.
Em outras palavras, agora ficará mais fácil adaptar as UIs (user interfaces) dos apps para gadgets com telas de tamanhos tão diferentes, destaca o site Geeky-Gadgets. Com isso, a fragmentação de aplicativos para os diferentes dispositivos rodando Android pode finalmente acabar. Ou, pelo menos, diminuir.
O download da biblioteca já está disponível no SDK Updater.

Nenhum comentário: