domingo, 29 de maio de 2011

Quer melhorar o home office? Saia do lugar


Home Office...
A visão contínua de um ambiente faz a gente se acostumar e se incomodar, nesta ordem. Vira rotina, e o ser humano não foi feito para isso. Pense no seguinte: você odiava quando ficava no escritório até tarde sem ter a quem recorrer. Agora que você controla seu tempo em seu home office, por que repetir o mesmo cenário?
É um vilão que leva ao outro: rotina + procrastinação. Quem fica numa mesma tarefa todo o dia, com o mesmo modos operandi – chegar, responder e-mail, almoçar, responder e-mail, sair, etc – entra num estado de chateação e desmotivação rapidamente. O que levava 2 horas para ser feito acaba levando um dia inteiro, e tudo porque a clausura nos desmotiva. Além, é claro, de prejudicar a saúde, já que ficar sentado muito tempo prejudica o corpo.
O que você pode fazer para melhorar seu ritmo depende muito das suas possibilidades. Tem quem trabalha muito, tem quem trabalha pouco. O importante é saber que o home office é um escritório ao qual você não precisa dedicar todo o seu dia. Saia do lugar!
Saia de casa - passeie pela vizinhança. E varie sempre esse programa com destinos diferentes. Conheça aquela loja que inaugurou no seu bairro e você até hoje não visitou. Visite clientes e parceiros de trabalho. Olhe a rua, que você mal olha quando está nela. O ser humano é um bicho social e precisa desses estímulos.
Faça novos negócios - parece uma besteira redundante essa dica. Mas novos negócios nos motivam. Fazem a gente pensar e idealizar longe, e por consequência voar das nossas cadeiras. Pegue seus cartões de visita e vá praticar um pouco de networking. Nessa brincadeira você pode até encontrar investidores e novos parceiros de negócios. E tudo vai fluir melhor.
Dedique-se a esportes – use a manhã para correr ou malhar na academia. Acordar já com a endorfina no máximo é um belo estimulante. Uma rotina de 3 treinos diários já basta, e nem precisam ser nos mesmos dias. Alterne dependendo de compromissos, como reuniões e idas a banco. Mas cuidado: consulte seu médico antes de praticar qualquer esporte.
Tire umas horas de lazer - pegue o fim da tarde para jogar videogame ou brincar com seu cachorro. Ler um jornal ou revista também ajuda a espairar.
Pratique o café da tarde - sem exageros, claro. Aqueles 15 minutos vespertinos ajudam a colocar as ideias no lugar. Acompanhados de um cafezinho ficam melhor ainda. Deixe sempre a cafeteira preparada e limpa para que os 15 minutos não sejam gastos todos com a produção do café.
Mude de vez em quando de cômodo - eu sei que você fez aquele projeto lindo de home office, mas já que você tem notebook e pode se deslocar pela casa inteira, por que não trabalhar na sala hoje? Ou na mesa da cozinha? Assim você vê ambientes novos. Mas não se acostume: lugar de trabalho mesmo é em uma mesa, e não no braço do sofá.
Coworking - vá trabalhar com outros profissionais que estão na mesma “vibe” que você. Veja se sua cidade possui um espaço de coworking e passe umas horas num deles para experimentar e fazer bons contatos. Só observe se os custos de um coworking são administráveis dentro da sua renda. De repente uma cafeteria pode ser um espaço de coworking, basta combinar com outros amigos um café regado a trabalho.
Você não vai chegar numa semana de trabalho de 4 horas, mas essas dicas já ajudam a não ficar colado na cadeira o dia inteiro.

Leia mais: http://www.movebla.com/quer-melhorar-o-home-office-saia-do-lugar/#ixzz1Nm6pxF55
via Movebla
Under Creative Commons License: Attribution No Derivatives

Nenhum comentário: