O primeiro passo é entender como os seus liderados se comportam e, principalmente, quais atitudes você precisa desenvolver, para extrair o máximo das suas equipes
Eduardo Kruger *
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OK, provavelmente você já leu inúmeros artigos sobre liderança de
pessoas, gerenciamento de equipes, ou como tornar os times de TI mais
produtivos. A maioria desses artigos ou treinamentos de liderança para gerentes
e gestores, geralmente, é focada nos processos e métodos de trabalho com
objetivo de implementar uma “infraestrutura” básica, para que as equipes possam
caminhar sozinhas, e cada gerente possa acompanhar os seus trabalhos de uma
forma padronizada. Metodologia é fundamental para qualquer área de TI e
P&D. Mas, raramente esses treinamentos falam sobre um aspecto muito mais importante
da liderança e gestão de pessoas: comportamento humano. Se você quer influenciar,
mover as pessoas para ação e obter cooperação de suas equipes, você precisa
entendê-las.
"Mas eu conheço muitas tecnologias! Conheço análise e
programação de sistemas!!! Tenho certificações PMP!!!". Ótimo, essa
experiência vai te "ajudar a ajudar" suas equipes e liderados. Digo
isso, pois liderar é muito mais que conhecimento técnico, é a capacidade de
influenciar e mover pessoas para um objetivo comum. Você pode ter todo
conhecimento técnico e científico para desenvolver um projeto, mas se não
souber obter cooperação das pessoas para sua implementação, todo esse
conhecimento será inútil.
Todas as pessoas tem um nome, além da matrícula
Certa vez, fiz uma reserva em um restaurante tradicional, próximo a
praia de Boa Viagem, no Recife. Cinco minutos antes do horário da reserva,
cheguei ao local e logo na entrada, a hostess abriu as portas do
estabelecimento e me deu as boas-vindas: "Bom dia, bem-vindo Eduardo
Kruger!!!". Quais conclusões você faria sobre essa atendente? E sobre
o restaurante? Para mim, o meu nome é uma das coisas mais especiais e únicas
que existem. Qualquer pessoa que se dá ao trabalho de lembrar e me chamar pelo
meu nome, ganha minha confiança de imediato.
Se você quer liderar, chame as pessoas pelos seus nomes. Isso gera
pessoalidade e demonstra que você realmente se importa com elas. Você conversa
com muitas pessoas durante o dia? Mais uma oportunidade para mostrar à sua
equipe que isso não te impede de conhecer aquelas que estão próximas a você.
Nunca diga "você está enganado"
Mesmo que você tenha "absoluta certeza" do que está fazendo e
tenha razões suficientes para ignorar outras opiniões, não utilize isso contra
você. Nunca diga aos seus liderados "sua ideia não irá funcionar!", ou
"você está errado!". Lembre-se: quando você ignora a sugestão de
alguém, sem justificativas e argumentos válidos, automaticamente essa pessoa se
tornará também resistente a qualquer sugestão vinda de você.
Se você quer obter colaboração, converse, discuta possibilidades e faça
seus liderados chegarem às próprias conclusões, sem que você precise ignorar as
sugestões de outras pessoas.
Assuma a culpa imediatamente
Após alguns atrasos, entregas comprometidas e um cronograma defasado,
você convoca uma reunião com as áreas envolvidas para verificar quais ações
podem ser feitas para solucionar o problema. Depois de 30 minutos de reunião,
todos os presentes estão 100% concentrados e envolvidos em uma calorosa
discussão, com objetivo de encontrar os "culpados" e os "responsáveis"
pelos problemas. Quem já não se viu numa situação dessas?
Reuniões de feedback e melhoria contínua são importantíssimas, e
eu apoio todas elas. Mas em alguns momentos é necessário mover as pessoas para
a "ação", imediatamente, e não desperdiçar tempo e dinheiro apontando
culpados. Essas situações são ótimas para um líder demonstrar humildade e
assumir a culpa do problema imediatamente, liberando a equipe da "caça as
bruxas" e sugerindo ações para a solução do problema. "Mas a culpa
não é minha! Alguém não está fazendo seu trabalho como deveria!".
O problema pode estar escondido em alguma deficiência no processo, ter
origem em alguma falha de comunicação entre os membros da equipe, ou realmente
alguma pessoa tenha se tornado o gargalo do projeto. Mas, independente da
origem das dificuldades, os problemas da equipe, são seus problemas também. Às
vezes é melhor assumir culpas e gerar soluções rapidamente, do que perder tempo
com a busca dos "culpados".
Suas ideias não são suas
Qual ideia você irá implementar com mais entusiasmo e empolgação? A sua
ou a ideia "brilhante" do seu chefe? Nem precisa responder. Quando
você precisar de cooperação para a implementar um novo projeto, não invista
muito tempo tentando convencer a todos do quanto a sua ideia é
"brilhante", e como serão fantásticos os resultados. Se você tem uma
ideia que julga ideal, ótimo. Discuta e compartilhe isso com toda a equipe,
fazendo com que todos se tornem "pais" dela.
É muito mais interessante para você e para a empresa uma boa ideia
implementada, gerando bons resultados, do que ter uma gaveta cheia delas, mas com
uma equipe que não acredita em nenhuma.
Antes de criticar, aponte seus próprios defeitos
"O camarada chega cinco minutos antes do fim da reunião,
falando no celular e te pergunta qual a pauta da conversa". Se você já
passou por isso, provavelmente esteve próximo a repreender o
"atrasado" ali mesmo, na frente de todos. Mesmo nessas situações,
repreender diretamente a pessoa pode, além de não promover a mudança de
comportamento, gerar o efeito contrário, colocando seu liderado em estado de
"defensiva", e “fechado” para qualquer tipo de feedback. Às
vezes, a melhor forma de apontar para alguém é, antes de tudo, olhar para si
mesmo, reconhecendo seus próprios defeitos. Mas como? Chamando essa pessoa para
conversar, compartilhando que você também tem problemas com horário e por esse
motivo utiliza uma agenda online, por exemplo, para organizar seus compromissos
diários. Isso faz com que a pessoa se sinta mais a vontade com a situação, e
permite que você fale sobre o assunto, sem precisar colocar o "dedo na
ferida" de forma direta.
Se você quer influenciar, mover as pessoas para ação e obter cooperação
de suas equipes, busque em primeiro lugar as pessoas que trabalham com você.
Aprenda a entender como os seus liderados se comportam e, principalmente, quais
atitudes você precisa desenvolver, para extrair o máximo das suas equipes.
(*) Eduardo Kruger é sócio da Informant, empresa especializada na prestação
de serviços terceirizados em Pesquisa e Desenvolvimento de Software
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