Retórica (em grego Τέχνη ρητορική, em latim Ars Rhetorica), é um texto do filósofo grego Aristóteles de Estagira.
É composto por três livros (I: 1354a - 1377b, II: 1377b - 1403a, III:
1403a - 1420a) e não existem dúvidas acerca da autenticidade da obra.
Ao que tudo indica, o objetivo de Aristóteles com sua Retórica é dar um tratamento eminentemente filosófico ao tema em oposição ao tratamento descuidado que os retores e sofistas
daquele tempo davam ao tema. De modo mais específico, muitos acreditam
que a reflexão aristotélica sobre o tema foi uma resposta à concepção
retórica de Isócrates de Atenas. Ao contrário de Platão, que no diálogo Górgias condena a retórica e no diálogo Fedro
subordina a retórica à filosofia, a investigação aristotélica acerca da
retórica — mesmo que eminentemente filosofica — procura conferir
autonomia para a técnica retórica, desvinculando-a da vigilância da
filosofia (coisa que Platão discordava por considerar a retórica
eticamente perigosa).
Segundo o filósofo:
"A retórica é a outra face da dialética; pois ambas se ocupam de
questões mais ou menos ligadas ao conhecimento comum e não correspondem a
nenhuma ciência em particular. De facto, todas as pessoas de alguma
maneira participam de uma e de outra, pois todas elas tentam em certa
medida questionar e sustentar um argumento, defender-se ou acusar" (Rhet., I, 1354a).
No livro I, Aristóteles analisa e fundamenta os três gêneros
retóricos: o deliberativo (que procura persuadir ou dissuadir), o
judiciário (que acusa ou defende) e o epidítico (que elogia ou censura).
Além disso, argumentos em favor da utilidade da retórica são
apresentados bem como uma análise da natureza da prova retórica que é o entimema, um silogismo derivado;
No livro II, o plano emocional é análisado em sua relação com a
recepção do discurso retórico. Uma série de elementos, como a ira,
amizade, confiança, vergonha e seus contrários são analisados, bem como o
caráter dos homens (p.ex. o caráter dos jovens, o caráter dos ricos).
Neste livro, também volta-se a analisar as formas de argumentação, são
apresentados uma série de tópicos argumentativos, o uso de máximas na
argumentação e o uso dos entimemas;
No livro III, o estilo e a composição do discuro retórico são
analisados. Além de elementos como clareza, correção gramatical e ritmo,
o uso da metáfora e as partes que compõem um discurso também estão
presentes neste livro.
Com esta obra, Aristóteles lança as bases da retórica ocidental.
Teoricamente, a evolução da retórica ao longo dos séculos representou
muito mais um aperfeiçoamento da reflexão aristotélica sobre o tema do
que construções verdadeiramente originais.
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