domingo, 14 de outubro de 2012

Credibilidade é a base da liderança.


A credibilidade não é validada por você, mas por aqueles que você lidera.
A adversidade e dificuldades põem os liderados à prova, e os liderados também. Tempos atuais exigem ações ousadas e medidas arriscadas, quase sempre sem resultados imprevisíveis. Insanidade é querer resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas já dizia Albert Einstein. Por isso, todo líder em determinados momentos da estória da empresa, seja por uma oportunidade ou ameaça, precisa solicitar aos liderados que mudem, que se transformem e que façam as coisas de forma diferente. Repetir é preciso, inovar não é preciso.
A adesão a esse “convite de mudança” é diretamente proporcional à confiança que os liderados têm do seu líder. Agora vem a pergunta: o que um líder precisa fazer para que os liderados acreditem nele? A Liderança é algo que vivenciamos na interação com o outro ser humano. A confiança surge da convivência e da coerência, a credibilidade é a base da liderança.
Não são os líderes que decidem quem lidera. São os liderados. As palavras crédito e credibilidade provêm da mesma raiz, credo, que significa “confio ou acredito”. Quando os liderados percebem que seu líder tem credibilidade são muito mais propensos a:
  • Ter orgulho de dizer aos outros que fazem parte da empresa;
  • Ter um forte sentido de espírito de equipe;
  • Ver que seus próprios valores pessoais são coerentes com os da empresa;
  • Sentir ligação e o compromisso com a empresa;
  • Ter um sentimento de “dono da empresa”.
E aqui vai uma Dicaduka: Os lideres são vistos como confiáveis quando se preocupam com os interesses dos liderados. Lembre-se: Os liderados não servem aos líderes; os líderes servem aos liderados. Ambos servem a um propósito comum. Compartilhem diariamente os seus valores.
Mochila nas costas e até a próxima trilha!
Professor Paulo Campos tem 20 anos de experiência em soluções de aprendizagem (Ensinar, Aprender e Liderar). Desde 2000 já realizou mais de 1.200 palestras para 65 mil pessoas nos temas relacionados ao comportamento humano nas áreas de Liderança, aprendizado de adultos e gestão de pessoas. Siga no twitter e seja fã no facebook.

Nenhum comentário: