segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Alemanha investe em casas do futuro

O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/dezembro/alemanha-investe-em-casas-do-futuro#ixzz1h1oBINeU
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Alemanha investe em casas do futuro
Diminuir Fonte Fonte Padrão Aumentar Fonte
projeto-casa-do-fututo.jpg
A casa do futuro será habitada por uma família em 2012/Foto:Divulgação
O Ministério de Transportes, Construção e Desenvolvimento das Cidades da Alemanha (BMVBS) está construindo em Berlim a “Casa Eficiente Plus”. O edifício que tem 130 metros quadrados combina tecnologias inovadoras nas áreas de construção e mobilidade e como resultado produz duas vezes mais energia do que consome. A casa faz parte de um projeto que vem desenvolvendo moradias do futuro desde 2007.
Para escolher o projeto da casa, o BMVBS promoveu no final de 2010 um concurso entre escritórios de engenharia e arquitetura em parceira com universidades. O projeto vencedor foi desenvolvido pelos Institutos de Estruturas Leves e Design Conceitual (ILEK), de Construção em Física, de Ciência do Trabalho e Gestão Tecnológica (IAT) e de Construção Energética da Universidade de Stuttgart, em parceria com o escritório de arquitetura e engenharia Werner Sobek e também com a Mercedes-Benz.
O governo alemão tem procurado alternativas renováveis e sustentáveis para a produção de energia, foi daí que surgiu a ideia de investir em casas do futuro, que combinam moradia e transportes sustentáveis. "A casa testará soluções energéticas e produzirá toda a energia consumida pelos seus moradores e mais energia para abastecer dois carros elétricos", contou a diretora do projeto, Regina Weber ao portal Terra.
A casa sustentável
A energia produzida na casa será 100% solar, já que o teto e a parede externa da casa são revestidos com placas fotovoltaicas e ela deve consumir ao ano 70% da energia que produzirá. Segundo um dos arquitetos responsáveis, Christian Bergmann, vai existir esse bônus de 30%, graças aos meses de superprodução, no qual o excesso será levado direto para a rede de energia elétrica.
Além disso, a casa foi projetada para conservar o calor, o que evita gastos com aquecimento. Todos os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos foram escolhidos devido à economia de energia.
Outra novidade é o sistema de abastecimento dos carros. "Os carros elétricos poderão ser abastecidos da forma convencional, isto é, ligando eles na tomada, ou através do sistema de abastecimento indutivo, que será testado na casa. Através do sistema indutivo, eles serão recarregados enquanto estiverem estacionados numa plataforma", explicou Weber.
Bergman ainda contou que a casa é completamente reciclável, os materiais utilizados na sua construção podem ser reciclados e após sua vida útil ela pode ser desmontada e reutilizada.
Um laboratório a céu aberto
O ministério quer testar a eficiência da casa em condições reais e por isso abriu um concurso para famílias interessadas em morar nesse espaço por um período de 15 meses. A família procurada deve ser composta de quatro pessoas, dois adultos e duas crianças em idade escolar. Apesar da possível perda da intimidade com tantos olhares curiosos e testes, morar na casa terá suas vantagens. A família escolhida vai morar de graça, testará os carros elétricos e todos ganharão smartphones. A concorrência para morar na casa é grande.
"Recebemos 133 candidaturas. O resultado será divulgado esse mês e a família escolhida deverá se mudar para a casa em março do ano que vem", declarou Weber.
Segundo o BMVBS, os resultados da pesquisa servirão para diagnosticar a viabilidade econômica desse tipo de construção e para o desenvolvimento de novas tecnologias.
A “Casa Eficiente Plus” também está aberta ao público. Quem estiver em Berlim até 29 de fevereiro de 2012 poderá visitar a construção.

Nenhum comentário: