Conheça as características comportamentais e técnicas que os empreendedores de sucesso têm em comum
São Paulo – Além de um bom momento econômico, uma pequena empresa precisa de um bom empreendedor à frente para ter sucesso. A figura do dono costuma potencializar o crescimento do negócio. “As pessoas não nascem
empreendedoras, mas existe uma série de características percebidas na
maior parte dos empreendedores de sucesso”, diz João Bonomo, professor
do Ibmec/MG.
Se você estiver repensando a carreira e em dúvida sobre abrir ou não o próprio negócio, faça uma auto-avaliação e veja se tem as competências técnicas e comportamentais vistas com frequência em empreendedores de sucesso.
Vale dizer que nem todos os empreendedores têm as mesmas características. Por isso, responder 'sim' à maioria das perguntas é um bom sinal, mas não significa que o negócio terá sucesso. Para Bonomo, é essencial se preparar para gerir uma empresa. Além disso, boa parte dessas características podem ser desenvolvidas e aprimoradas.
Se você estiver repensando a carreira e em dúvida sobre abrir ou não o próprio negócio, faça uma auto-avaliação e veja se tem as competências técnicas e comportamentais vistas com frequência em empreendedores de sucesso.
Vale dizer que nem todos os empreendedores têm as mesmas características. Por isso, responder 'sim' à maioria das perguntas é um bom sinal, mas não significa que o negócio terá sucesso. Para Bonomo, é essencial se preparar para gerir uma empresa. Além disso, boa parte dessas características podem ser desenvolvidas e aprimoradas.
1. Você confia em você mesmo?
Não ter medo – ou ter e saber ultrapassá-lo – é uma característica
apontada como primordial em quem tem o tal espírito empreendedor. “A
autoconfinça é muito forte e presente. Essas pessoas são bastante
focalizadas e sabem bem o que querem”, diz Bonomo. Motivação também faz
parte deste pacote. “O nível de motivação para conquistar as coisas que
eles querem é alto”, diz Clara Linhares, professora da Fundação Dom
Cabral.
2. Você tem jogo de cintura?
Além de confiar em si mesmo, os empreendedores demonstram o que a
professora Clara define como atitude. “Eles têm uma atitude extremamente
pró ativa e isso vai desencadear uma ousadia e uma flexibilidade diante
das situações”, explica Clara. Este jogo de cintura somado à
autoconfiança permite que os futuros empresários se arrisquem e saibam
vender sua ideia de forma convincente.
3. Sua rede de contatos é boa?
Outra característica comum é a capacidade de construir uma rede de
contatos. “Eles têm uma facilidade de relacionamento interpessoal muito
forte”, diz Clara. Para Bonomo, a facilidade de estabelecer contatos é
bastante evidente. “Empreendedores sabem se conectar, fazer
relacionamentos estratégicos e ter poder de persuasão muito grande”,
diz.
4. Você tem visão de futuro?
Do ponto de vista técnico, os empreendedores têm uma capacidade de
enxergar onde querem estar no futuro. “Em termos de competências
técnicas, eu percebo uma visão de futuro. Eles vivem o hoje com foco no
amanhã”, explica Clara. Segundo ela, isso ajuda a se organizar, planejar
e até melhorar onde for preciso. “Em relação a isso, eles estão se
planejando e buscando o autoconhecimento”, diz.
5. Você conhece o mercado?
É uma característica dos empreendedores brasileiros escolherem mercados
que eles conhecem bem para começar um negócio. “São pessoas que tem uma
boa percepção de mercado. Sabem entender o mercado, sondar e analisar
uma necessidade em potencial”, diz Bonomo.Geralmente, o futuro empresário está familiarizado com o processo produtivo e operacional. “Eles têm um grande conhecimento técnico do negócio e entendem como é o processo”, explica.
6. Como é sua relação com o dinheiro?
Por outro lado, o conhecimento financeiro costuma exigir mais esforço.
“Empreendedores lidam com dinheiro de maneira peculiar. Eles sabem
colocar preço, conhecem o mercado e sabem quando as coisas custam, mas
isso não quer dizer que sejam bons gestores financeiros”, alerta Bonomo.
Reconhecer até onde vai sua habilidade de gestão e buscar pessoas que
possam contribuir com isso é essencial.
7. Você se adapta bem?
Além de conseguir se relacionar bem, circular por vários grupos e
conseguir informações essenciais, os empreendedores conseguem se adaptar
bem a diferentes cenários e melhorar suas fraquezas. “Eles não estão
pegando o ponto fraco e desenvolvendo para ficar forte, mas desenvolvem a
franqueza a ponto de ela não interferir nos pontos fortes”, explica
Clara.
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