segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Projeto Fábrica de Florestas recupera 300 mil m2 de área degradada

Mais de 121 mil mudas plantadas nos municípios baianos de Camaçari, Simões Filho, Entre Rios e Dias D´Ávila em 2011: esse é o resultado do projeto Fábrica de Florestas, que produziu este ano cerca de 400 mil mudas de espécimes nativas da Mata Atlântica e realizou 26 eventos, como palestras de conscientização ambiental e cursos de combate a incêndios florestais, para 1024 pessoas. 
Criado em 2008, o Fábrica de Florestas é mantido pela Braskem; Cofic - Comitê de Fomento Industrial de Camaçari; Cetrel, empresa voltada para a proteção ambiental do Polo Industrial de Camaçari; e Fundação Garcia D’Ávila, entidade voltada para o desenvolvimento sustentável, e apoio de outras empresas. O projeto integra as ações do Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros (INCECC), organização criada pelas empresas do Polo Industrial de Camaçari e setor turístico. Seu objetivo é implantar um corredor ecológico conectando os remanescentes de vegetação no Litoral Norte da Bahia por meio da produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, cerrado e caatinga em larga escala e restauração das áreas degradadas. 
Em 2011 o plantio das mudas contou com o auxílio dos moradores das comunidades de Sauípe (Mata de São João), Pitanga dos Palmares (Simões Filho), Parque Florestal (Camaçari), Porto Sauípe (Entre Rios) e Bairro do Bosque (Dias D’Ávila), colaborando para a restauração cerca de 30 hectares. A parceria firmada com o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo da Associação Obras Sociais Irmã Dulce, em Simões Filho, produziu 40 mil mudas.
“Nosso objetivo é restaurar, conservar e proteger o Anel Florestal, com engajamento social por meio da produção e plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. Também alertamos o governo sobre a destruição do anel por práticas criminosas como invasões”, diz Álvaro Oyama, diretor executivo do INCECC. Todo ano são plantadas, em média, 110 mil mudas, em sua maioria produzidas em hortos de grandes empresas como Odebrecht.

Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 35 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa tem capacidade anual de produção de mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.

Nenhum comentário: