empreendedorismo no Brasil,
queríamos um lugar para demonstração de novos produtos, que provassem
que o Brasil é capaz de produzir tecnologias bacanas. Esse é o nosso
objetivo na organização do Tire do Papel.
A única questão é que ver algo que ninguém vê é uma característica em
comum que empreendedores inovadores têm em comum com pessoas que não
são bem vistas na sociedade, os loucos.
Responda a pergunta: “E daí?”
Um fenômeno interessante do mercado
de TI é que 97.83% das empresas fala que entrega soluções inteligentes
baseadas em plataforma YT4 (ou outra sigla parecida) focadas em otimizar
os processos de seus clientes.
O problema é que apesar
desse discurso impressionar as pessoas, ele não responde à pergunta “E
daí?”, que é o que leva alguém a comprar de você.
Se você quer convencer as
pessoas que seu produto é útil, mostre o problema específico que ele
resolve e como isso é feito. Confira por exemplo a ótima descrição da Pronto Casei, ganhadora do Tire do Papel 2009:
Plataforma para
criação de websites personalizados para casais que estão planejando seu
casamento. Mais de 4.000 casais no Brasil todo já usam o Pronto Casei
para compartilhar emoções, aproximar pessoas e usufruir diversos
serviços e facilidades. Buscamos explorar melhor esse potencial de
negócios.
Só acredito vendo!
Existe uma frase que vem na cabeça
das pessoas depois delas entenderem os benefícios do seu produto:
“Quando a esmola é demais o santo desconfia”.
Para reduzir essa desconfiança, uma boa demonstração do produto faz
muita diferença. Por isso é fundamental que você permita test-drives ou
pelo menos mostre de forma interativa seu produto funcionando.
Esse é o objetivo da apresentação no Tire do Papel: nada de Power
Points cheios de gráficos e estimativas, queremos ver o produto
funcionando.
Inovação = emitir nota fiscal
Um produto viável é conhecido
popularmente por ser: Bom, Bonito e Barato. Nos passos anteriores você
convenceu as pessoas que seu produto é bom e bonito, agora falta mostrar
que existem pessoas que o considerem barato o suficiente para pagar por
isso.
Como “barato” é uma
questão de percepção, o que seu produto precisa é ser comercialmente
viável. Quantas inovações muito interessantes não morrem na praia por
causa do seu alto custo de produção?
Quanto mais concretas forem as provas de que existem pessoas
dispostas a pagar por seus produtos, melhor. Se você ainda não emitiu
nenhuma nota fiscal, pelo menos tenha depoimentos de clientes mostrando
intenção clara de comprar seu produto quando ele estiver pronto.
Conclusão
A Apple tem uma frase que diz “As pessoas que são loucas ao ponto de achar que podem mudar o mundo, são as que o fazem”.
Porém, essa ideia serve apenas para o momento de conceber novas ideias.
Na hora de vender, ser considerado louco dificilmente te ajudará.
Se você ainda não tem um produto a ser demonstrado, compre agora seu exemplar do nosso e-book Desenvolvimento de Produtos sem enrolação e comece a desenvolvê-lo.
Abraços,
Millor Machado (lutando a cada dia para não ser considerado louco)
Obs.: Para se aprofundar no tema, confira a metodologia que usamos para desenvolvimento de produtos.
Como bons entusiastas do
Nenhum comentário:
Postar um comentário