da Livraria da Folha
Divulgação |
Autora usa casos reais para mostrar como usar redes sociais |
Entretanto, muitos não notaram que da mesma forma que se aproximava dos clientes de forma positiva, sabendo quais eram as suas necessidades, havia o lado negativo. Uma palavra mal colocada ou não saber como agir em uma situação de crise pode arruinar toda a imagem.
"Como Acabar com a Sua #Empresa em Apenas 140 Caracteres" é um guia para ajudar a saber o que fazer em determinadas situações usando uma conta corporativa no Twitter.
Para isso, o livro apresenta uma visão geral da ferramenta, ensinando como funciona e quais os termos específicos dos usuários do microblog. Depois, cases reais ajudam a exemplificar o tipo de atitude que você não pode ter na rede.
Leia um trecho do primeiro capítulo:
*
Crescimento do Twitter Em termos de números - usuários, veículos de comunicação ou empresas -, o Twitter vem crescendo muito. A rede está se popularizando, e já é comum as pessoas mencionarem que o Twitter é uma ferramenta essencial, como o tão conhecido email.
Desde 2006, o Twitter não para de crescer. Segundo dados divulgados no blog Estadão, em 2010, a média diária de tweets por dia era de 50 milhões; em 2011, esse número cresceu para 140 milhões. O número de usuários que acessam o aplicativo do Twitter por celular cresceu 182% em 2010; atualmente, 1 bilhão de tweets é gerado pelos usuários em uma semana (fonte: http://blogs.estadao.com.br/link/twitter-faz-5-anos).
Hoje é comum também se deparar com palavras e expressões em português nos Trending Topics mundial, isso só mostra cada vez mais o domínio dos brasileiros na ferramenta.
O crescimento acelerado de usuários no Twitter fez sua popularização crescer muito rápido também. O Twitter hoje está estampado em anúncios inseridos em cartões de visitas, exposto em propagandas e até virou argumento de venda de operadoras de celulares, em que o diferencial do aparelho é ter acesso o microblogging. O Twitter ganhou espaço também na mídia. Os veículos de comunicação já entraram na rede como um apoio para a divulgação de suas informações. Hoje se tem desde o jornal O Estado de São Paulo (@estadão) a CNN (@cnn), uma das maiores redes televisivas de notícias dos Estados Unidos. Além de as mídias de massa já possuírem suas contas criadas na rede, o Twitter está também estampado em diversas capas de revistas e jornais, com matérias sobre a ferramenta e dicas de como usá-la. Porém, o crescimento da rede não para por aí. O Twitter hoje aparece na mídia como se já fizesse parte desses meios tradicionais. A televisão, por exemplo, já adotou a rede para seus programas ao vivo, já fez trilha sonora com o nome do Twitter, e o microblogging já até ganhou seu próprio programa de televisão. A MTV Brasil foi a primeira emissora brasileira a transmitir o Twitter no ar. O aplicativo foi inicialmente usado na transmissão ao vivo do MTV MovieAwards, realizado no dia 31 de maio de 2009. O sucesso foi tão grande que alavancou a transmissão online e mais de 20 mil pessoas acompanharam e tweetaram sobre o programa.
Além da MTV, outros diversos programas, como Arena Sport TV (@arenasportv), Multishow (@multishow), AXN (@AXN_br) e Sony (@canalsony), interagem hoje via Twitter, com seus espectadores durante suas programações. O Twitter já participa de Reality Shows, está em músicas de artistas e tem até um programa próprio de Televisão, o "Twision", seu logotipo faz uma brincadeira com o termo "tu visión", em português "sua visão". O programa é da Espanha e é exibido no canal Veo7, semanal e com uma hora de duração. Os usuários da ferramenta ajudam nas pautas e nos comentários.
O que acabamos de ver é a tendência da ferramenta crescer cada vez mais em todos os meios. Portanto, quanto mais pulverizada e divulgada na mídia, centenas de pessoas entrarão na rede, resultando a preocupação das empresas em como falar com esses usuários e clientes por meio do Twitter para não ficarem malfalados no microblogging.
*
Como Acabar com a Sua #Empresa em Apenas 140 CaracteresAutor: Carolina Lima
Editora: Novatec
Páginas: 160
Quanto: R$ 32,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário