sexta-feira, 8 de julho de 2011

Entenda o Twitter e saiba cuidar da imagem da empresa na rede

da Livraria da Folha
Divulgação
Autora usa casos reais para mostrar como usar redes sociais
Autora usa casos reais para mostrar como usar redes sociais
Desde que as redes sociais despontaram na internet, começando pelo Orkut e tendo seu grande momento com o Twitter e o Facebook, as empresas perceberam que não poderiam ficar fora delas.
Entretanto, muitos não notaram que da mesma forma que se aproximava dos clientes de forma positiva, sabendo quais eram as suas necessidades, havia o lado negativo. Uma palavra mal colocada ou não saber como agir em uma situação de crise pode arruinar toda a imagem.
"Como Acabar com a Sua #Empresa em Apenas 140 Caracteres" é um guia para ajudar a saber o que fazer em determinadas situações usando uma conta corporativa no Twitter.
Para isso, o livro apresenta uma visão geral da ferramenta, ensinando como funciona e quais os termos específicos dos usuários do microblog. Depois, cases reais ajudam a exemplificar o tipo de atitude que você não pode ter na rede.
Leia um trecho do primeiro capítulo:
*
Crescimento do Twitter
Em termos de números - usuários, veículos de comunicação ou empresas -, o Twitter vem crescendo muito. A rede está se popularizando, e já é comum as pessoas mencionarem que o Twitter é uma ferramenta essencial, como o tão conhecido email.
Desde 2006, o Twitter não para de crescer. Segundo dados divulgados no blog Estadão, em 2010, a média diária de tweets por dia era de 50 milhões; em 2011, esse número cresceu para 140 milhões. O número de usuários que acessam o aplicativo do Twitter por celular cresceu 182% em 2010; atualmente, 1 bilhão de tweets é gerado pelos usuários em uma semana (fonte: http://blogs.estadao.com.br/link/twitter-faz-5-anos).
Hoje é comum também se deparar com palavras e expressões em português nos Trending Topics mundial, isso só mostra cada vez mais o domínio dos brasileiros na ferramenta.
O crescimento acelerado de usuários no Twitter fez sua popularização crescer muito rápido também. O Twitter hoje está estampado em anúncios inseridos em cartões de visitas, exposto em propagandas e até virou argumento de venda de operadoras de celulares, em que o diferencial do aparelho é ter acesso o microblogging. O Twitter ganhou espaço também na mídia. Os veículos de comunicação já entraram na rede como um apoio para a divulgação de suas informações. Hoje se tem desde o jornal O Estado de São Paulo (@estadão) a CNN (@cnn), uma das maiores redes televisivas de notícias dos Estados Unidos. Além de as mídias de massa já possuírem suas contas criadas na rede, o Twitter está também estampado em diversas capas de revistas e jornais, com matérias sobre a ferramenta e dicas de como usá-la. Porém, o crescimento da rede não para por aí. O Twitter hoje aparece na mídia como se já fizesse parte desses meios tradicionais. A televisão, por exemplo, já adotou a rede para seus programas ao vivo, já fez trilha sonora com o nome do Twitter, e o microblogging já até ganhou seu próprio programa de televisão. A MTV Brasil foi a primeira emissora brasileira a transmitir o Twitter no ar. O aplicativo foi inicialmente usado na transmissão ao vivo do MTV MovieAwards, realizado no dia 31 de maio de 2009. O sucesso foi tão grande que alavancou a transmissão online e mais de 20 mil pessoas acompanharam e tweetaram sobre o programa.
Além da MTV, outros diversos programas, como Arena Sport TV (@arenasportv), Multishow (@multishow), AXN (@AXN_br) e Sony (@canalsony), interagem hoje via Twitter, com seus espectadores durante suas programações. O Twitter já participa de Reality Shows, está em músicas de artistas e tem até um programa próprio de Televisão, o "Twision", seu logotipo faz uma brincadeira com o termo "tu visión", em português "sua visão". O programa é da Espanha e é exibido no canal Veo7, semanal e com uma hora de duração. Os usuários da ferramenta ajudam nas pautas e nos comentários.
O que acabamos de ver é a tendência da ferramenta crescer cada vez mais em todos os meios. Portanto, quanto mais pulverizada e divulgada na mídia, centenas de pessoas entrarão na rede, resultando a preocupação das empresas em como falar com esses usuários e clientes por meio do Twitter para não ficarem malfalados no microblogging.
*
Como Acabar com a Sua #Empresa em Apenas 140 Caracteres
Autor: Carolina Lima
Editora: Novatec
Páginas: 160
Quanto: R$ 32,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Nenhum comentário: