segunda-feira, 28 de maio de 2012

iOS vs. Android: como funciona a multitarefa (Multitasking)

iOS vs. Android: como funciona a multitarefa (Multitasking)

Por Marcelo Perez
Multitasking on Honeycomb is now improved and features a thumbnail image of the application running.
Em computação, multitarefa é a característica dos sistemas operacionais que permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente simultaneamente. Quem decide o que estará rodando e quando é o sistema operacional – no caso dos dispositivos móveis é o Android, iOS, WP, etc, e cada um deles tem sua própria maneira de executar o multitasking.
Vamos aqui esclarecer algumas dúvidas muito frequentes: qual a diferença entre a multitarefa do Android e do iOS? O iOS é realmente multitarefa?
Vamos começar pelo Android, pois é o caso mais fácil. Nesta plataforma, desde sua primeira versão, sempre existiu o multitask  real, o que significa que o programador da aplicação pode escolher deixar a aplicação aberta em segundo plano. Isso significa que a aplicação consegue por exemplo receber mensagens, carregar páginas ou vídeos enquanto vc está fazendo outra coisa. Ela está sempre viva.
Já no iOS, a coisa funciona de maneira bem diferente. Quando você troca de aplicação, o que acontece é que o contexto da sua aplicação é salvo (a página do Safari que você estava vendo por exemplo, ou a tela em que você estava no twitter), e em seguida, a aplicação é colocada para dormir. Assim, quando você voltar para ela, ela vai estar exatamente onde você a deixou. A única diferença, é que durante o tempo em que você não estava com ela em foco, ela não estava executando! Ou seja, temos uma impressão de multitarefa, pois conseguimos alternar entre as aplicações, mas não ocorre multitask real!
Uma consequência disso é que você não consegue deixar o Youtube carregando um vídeo enquanto vai olhar o seu twitter, pois assim que você trocar de aplicação o Youtube será posto para dormir e vai parar de executar. Outro exemplo é você ter que deixar a aplicação da Veja aberta na mesma tela por vários minutos até ela carregar toda a edição, pois se você trocar para outra aplicação ela vai parar de carregar, enquanto no caso do Android não seria necessário. Porém, esse é um dos grandes segredos da Apple para conseguir fazer a bateria do iPhone durar tanto, afinal, precisamos mesmo que tudo fique vivo o tempo todo? Na maioria dos casos, apenas essa impressão de multitask já é suficiente.
As únicas exceções, onde ocorre multitask real no iOS são: aplicações de áudio (Skype, Pandora, etc) e GPS. Esses tipos de aplicação conseguem realmente executar ao mesmo tempo que uma segunda aplicação.
E você? Acha importante conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo em troca de um pouco menos de bateria? Ou acha que a maneira que o iOS funciona já é multitarefa o suficiente?

sexta-feira, 25 de maio de 2012

8 características dos antiempreendedores

Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil
Pessoal, muito se fala sobre os empreendedores corporativos. Aqueles que mesmo não sendo donos dos próprios negócios, atuam de forma empreendedora nas empresas onde trabalham. Corajosos, merecem toda atenção, holofotes e o justo reconhecimento.
Mas hoje falaremos sobre os antiempreendedores corporativos. Lamentavelmente, eles estão presentes em todos os lugares. Da pequena empresa até a mais prestigiosa corporação, a sua trajetória de não realização, embromação e sabotagem deixa um rastro com pistas inquestionáveis da sua presença. Mas nessa hora o pior já aconteceu, ou seja, eles já atuaram.
Mais uma vez, a prevenção é a melhor política. Pensando nisso e conversando com gente competente que tem pavor da categoria, decidimos reunir aqui algumas características comuns da espécie.
Antes é preciso deixar muito claro: antiempreendedores corporativos são diferentes de pessoas que não são empreendedoras. O primeiro é engajado e luta contra o empreendedorismo, o segundo legitimamente não tem perfil pra coisa e escolheu outro caminho.
Vamos lá, o antiempreendedor:
1 – É fanático por modismos de gestão. Como forma de compensar a incapacidade natural, se utiliza disso para criar uma falsa imagem de dinamismo e engajamento empresarial.
2 – Adora frases feitas. Com aversão a qualquer tipo de risco e enfrentamento, opta por equipar o vocabulário com o obvio ululante, como forma de conseguir exposição e visibilidade falando muito e não dizendo nada.
3 – Gosta de performar. Da mesma família da embromação, significa parecer fazer algo, mas sem nada conclusivo ou concreto. Trata-se apenas de um jogo de cena.
4 – É bajulador. Inseguro por natureza, e consciente de que o seu disfarce mais cedo ou mais tarde será revelado, adora agradar. Ninguém escapa. Chefes, chefes dos chefes, secretárias dos chefes, colegas, amigos e inimigos. Ele estará sempre lá, elogiando qualquer coisa e dizendo o que se deseja escutar.
5 – É incapaz de demonstrar descontentamento. Questionado sobre como vão as coisas, responde recorrendo imediatamente ao seu arsenal de auto-ajuda corporativa. Algo como “Está tudo ótimo, a cada dia melhor!“, ou, “Desafios foram feitos para serem vencidos!“.
6 – Se espanta com posturas francas e verdadeiras. Acostumado a atuar ao invés de trabalhar, não consegue entender os colegas que não agem como se estivessem num palco.
7 – Idolatra superiores, gurus e ícones empresariais. Como não consegue ter uma postura crítica e construtiva sobre o mundo empresarial ao seu redor, perde a capacidade de encarar essas pessoas como seres humanos falíveis.
8 – Odeia os realizadores e obstinados. Estes são os seus maiores inimigos, a origem de toda a pressão do dia-a-dia.
Mas não se preocupe, ao desconfiar de alguém nas suas baias, mostre este texto e observe a sua reação. Se o sorriso for assim… meio amarelo, parabéns! Você o identificou.
Abraços,
Gustavo Chierighini, da Plataforma Brasil

quarta-feira, 23 de maio de 2012

10 ideias de negócios brilhantes, segundo a Entrepreneur

O ranking, elaborado pela revista Entrepreneur, mostra quais 

são os negócios com mais potencial de crescimento


Salvar notíciDreamstime.com
Lâmpadas coloridas
São Paulo - A revista Entrepreneur divulgou hoje sua lista anual de ideias mais brilhantes no mundo dos negócios. Separadas por 10 categorias, a revista faz um balanço de quais são as indústrias mais aquecidas e as inovações que podem inspirar.
Segundo a lista, as startups selecionadas não são necessariamente as que mais lucram, mas as que apresentam mais potencial. A lista foi elaborada com a ajuda de investidores de fundos de venture capital e tem 100 empresas para se inspirar.
Veja a seguir as dez ideias de negócios mais brilhantes, segundo a Entrepreneur, nas categorias tecnologia, apps, alimentação, viagem, saúde, ‘geek chic’, invenção, varejo, mídias sociais e arte.
1. Tecnologia: Syyn Labs
A Syyn Labs é uma agência de marketing diferente. Eles fazem espetáculos supercriativos e quase impossíveis. A empresa, que era um projeto paralelo dos sócios, ganhou notoriedade depois de produzir o clipe This Too Shall Pass, da banda Ok Go.
2. Apps: Geoloqi
O Geoloqi é um aplicativo de geolocalização que permite dividir a localização dos usuários nas redes sociais e pode servir em ações de grandes empresas. A empresa recebeu um investimento de 350 mil dólares no ano passado.
3. Alimentação: The Melt
A The Melt, segundo a Entrepreneur, estaria mudando a cena dos restaurantes de casual food usando a tecnologia. Os clientes que escolhem fazer o pagamento antecipado pela internet, por exemplo, recebem um QR code que permite pular a fila e fazer o pedido direto em um caixa especial.
4. Viagem: zozi
A empresa de viagens zozi promove aventuras para se fazer “uma vez na vida”, como dizem. São viagens e passeios, comprados online, guiados por experts no assunto. A startup recebeu investimentos de 11 milhões de dólares.
5. Saúde: Tonic Health
A Tonic Health encontrou uma forma das pessoas darem informações bastante úteis aos planos de saúde. Formulários feitos como joguinhos para serem preenchidos no iPad ou online fazem as pessoas se interessarem em preencher as informações.
6. ‘Geek chic’: SmarterComics
A SmarterComics transformou os livros de administração e negócios em histórias em quadrinho. Entre os títulos que já foram refeitos neste formato estão "A Cauda Longa", de Chris Anderson, "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, e "O Príncipe", de Maquiavel.
7. Invenção: Orbotix
A Orbotix transforma os smartphones em controle remoto para brinquedos. Seu primeiro lançamento foi a Sphero, uma bolinha que pode ser jogada, rodada e controlado pelo celular.
8. Varejo: BeachMint
A BeachMint foi fundada em 2010 pelo empreendedor em série Diego Berdakin e um dos fundadores e CEO do Myspace Josh Berman. O site dá recomendações personalizadas aos clientes que buscam roupas, produtos de beleza ou joias, com base nas indicações e criações de celebridades como Kate Bosworth, Rachel Bilson e Jessica Simpson.
9. Mídias sociais: RockMelt
RockMelt foi criado por dois ex-funcionários da HP e leva para dentro do navegador dos usuários todas as informações que ele recebe das redes sociais. Assim, não é preciso ter várias abas abertas e é possível acompanhar as atualizações por uma barra lateral.
10. Arte: SoundHound
A SoundHound é um serviço de reconhecimento de sons que dá aquela forcinha para lembrar o título de uma música. O aplicativo precisa apenas que a pessoa cante ou cantarole a música para ele buscar o nome da canção.



segunda-feira, 21 de maio de 2012

7 ideias de jardins sustentáveis em espaços pequenos


Reaproveitar pedaços de madeira e outros materiais como vasos ou canteiros pode ser uma boa ideia para espaços menores
Por Gisele Eberspacher às 16h53 de 23/03/2012 do http://atitudesustentavel.uol.com.br
Veja ideias de suportes feitos com madeiras reutilizadas, ideias para pequenos jardins em casas ou apartamentos.
Pallets podem ser encontradas em feiras de alimentos ou supermercados. Para montar o suporte, é necessário criar um apoio para as plantas, que podem ser colocadas em pequenos vasos ou no próprio suporte. Ideal para plantas de pequeno porte. Veja como fazer aqui.
Suporte feito com potes de vidro para conserva, os vasos podem ser usados para temperos. Só é preciso ter cuidado na hora de regar, para não acumular água dentro do vidro. Veja mais aqui.
Usando uma sapateira antiga, também é preciso cuidar com a umidade excessiva. Uma ideia é usar pedrinhas na base de cada “vasinho”. Veja como fazer aqui.
Esse modelo exige mas habilidade, para os cortes redondos. O modelo da imagem foi usado para plantar alface e outras folhas verdes. A ideia é de Anne Philipps.
Feito com calhas, o modelo é indicado para casas. A ideia foi de Suzanne Forsling, que usa os vasos para plantar uma pequena horta.
Feito com latas de diversos tamanhos, e necessário antes de usar fazer pequenos furos no fundo, para que a água escoe. Veja mais imagens aqui.
Fazer plantações em caixotes pode ser uma boa ideia em apartamentos, já que permitem uma maior mobilidade. É possível até colocar rodinhas.

Guia prático e objetivo para inserir sua empresa nas mídias sociais

Todo mundo já está cansado de saber que as mídias sociais são uma forma extremamente eficiente de ganhar novos clientes e fortalecer a marca. A grande questão é: como fazer isso?
Como defensores do empreendedorismo sem enrolação, fazemos questão de te mostrar de forma clara como sua empresa pode aproveitar as redes sociais.
Presença digital fora das redes sociais
A presença digital de uma empresa que está fora das redes sociais
É tudo uma questão de inércia
Imagine que sua presença nas mídias sociais é como um caminhão. Quanto mais rápido o caminhão está, mais difícil pará-lo, certo? Com a sua marca a mesma coisa acontece, só que ao invés de apenas velocidade, você acumula credibilidade.
Por outro lado, quão difícil é fazer um caminhão chegar a 100 km/h? Muito difícil! O mesmo vale pra sua empresa. Saiba que os resultados não serão mágicos nem virão do dia pra noite, mas uma vez que você os tiver, vai ser muito difícil te parar.
Pessoas se interessam por coisas interessantes
Se você está assistindo a novela e eu compro um comercial no intervalo, provavelmente você irá prestar atenção. Se você está na internet e eu te forço a ver alguma coisa, você simplesmente pula pra próxima página.
Na prática, isso significa que não adianta ir pras redes sociais pra gritar “COMPRE DE MIM!”. Criar conteúdo sobre seu setor é fundamental pra atrair as pessoas. Isso transformará essas pessoas em entusiastas que irão divulgar sua empresa de forma espontânea.
Se for para fazer algo, faça bem feito
Exceto Chuck Norris, ninguém consegue resultados excelentes fazendo um esforço meia boca. Se você quer bons resultados, existem 2 opções:
  1. Aprender sobre marketing digital e se comprometer a investir bastante tempo na geração de conteúdo
  2. Contratar uma empresa especializada que será responsável pela sua presença digital (recomendado pra maioria dos casos)
O que você não pode fazer de jeito nenhum é apenas criar uma conta nas principais redes sociais e esperar que magicamente as pessoas apareçam.
Outra coisa muito comum é contratar aquele seu sobrinho que “entende tudo de internet” para “mexer nas mídias sociais”. Vai por mim, provavelmente seu sobrinho não entende tanto assim e você vai acabar desperdiçando seu “dinheiro”. É o típico caso em que o barato sai caro.
“O que não pode ser medido não pode ser melhorado”
Numa campanha convencional a estratégia é basicamente dar um tiro de canhão no escuro e tentar acertar algumas moscas. Na internet, além dos tiros serem mais baratos, você consegue medir com precisão pra onde foi o tiro. Com isso, você pode melhorar sua mira nas próximas vezes.
Confira o nível de informações que uma boa empresa consegue te entregar:
Conclusão
Provavelmente você está pensando “Bacana essas redes sociais! Vou tentar algo nelas!”. Porém, lembre-se do que já dizia um velhinho verde e orelhudo:
“Não! Tentar não. Faça ou não faça. Tentativa não há.” (YODA, Mestre. 2002)
Se você quer adentrar nesse mundo, conhecer os fundamentos básicos é essencial. Colocar a mão na massa ou não, aí depende da sua disponibilidade de tempo para aprender sobre marketing digital e criar conteúdo sobre seu setor.
Por via das dúvidas, procurar especialistas é sempre uma ótima opção.
A empresa que fez os slides é a C2C Balloon. Eles têm bastante experiência na implantação de estratégias de redes sociais e fazem projetos para empresas de todo o Brasil.
Se você tiver interesse em fazer sua empresa aparecer bem nas redes sociais mas não sabe como, converse com o pessoal da C2C que eles sabem o que fazem.

Pequenas e médias olham para além da redução de custos na nuvem


Suportar uma maior agilidade e o trabalho em mobilidade são, agora, as maiores preocupações.

Computerworld/EUA


 Possibilitar mais facilmente o trabalho em mobilidade e com maior flexibilidade são as principais razões para as PMEs migrem para nuvem, revela estudo da YouGov no Reino Unido.
A redução de custos já não é a principal razão para a adopção de cloud computing para as PME, pelo menos no Reino Unido. As empresas já estão focando-se na  melhoria de resultados e em trazer valor estratégico para a empresa, conclui aquela entidade.
Dois terços (67%) dos 530 gestores ouvidos pela pesquisa têm ou vão implantar serviços de cloud computing. Perto de 30% predentem fazê-lo  nos próximos dois anos.
A capacidade de proporcionar aos empregados o trabalho com maior mobilidade e flexibilidade foi identificada como a razão mais popular para implementar os serviços em cloud computing (39%). A eficiência de custos foi assinalada como o segundo motivo mais popular (33%).
Dos que ainda não migraram para cloud computing, a principal justificativa apresentada é a “falta de tempo” (38%). Têm departamentos de TI menores e mais  sobrecarregados, e por isso sentem-se incapazes de dedicar tempo suficiente para investigar a fundo as implicações técnicas e de negócio.
O estudo foi patrocinado pela IBM. O seu vice-presidente para as vendas “mid market”, Simon Porter, conclui que “as empresas estão começando a perceber que todo o potencial da nuvem vai muito além de um modelo de ROI focado nos custos”.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

DIRETO DA FONTE – Aneel cria crédito para incentivar microgeradores residenciais



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A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou hoje (17/04) regras destinadas a reduzir barreiras para instalação de geração distribuída de pequeno porte, que incluem a microgeração, com até 100 KW de potência, e a minigeração, de 100 KW a 1 MW. A norma cria o Sistema de Compensação de Energia, que permite ao consumidor instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora e trocar energia com a distribuidora local. A regra é válida para geradores que utilizem fontes incentivadas de energia (hídrica, solar, biomassa, eólicae cogeração qualificada).
Pelo sistema, a unidade geradora instalada em uma residência, por exemplo, produzirá energia e o que não for consumido será injetado no sistema da distribuidora, que utilizará o crédito para abater o consumo dos meses subsequentes. Os créditos poderão ser utilizados em um prazo de 36 meses e as informações estarão na fatura do consumidor, a fim de que ele saiba o saldo de energia e tenha o controle sobre a sua fatura.
Os órgãos públicos e as empresas com filiais que optarem por participar do sistema de compensação também poderão utilizar o excedente produzido em uma de suas instalações para reduzir a fatura de outra unidade.
Medição 
O consumidor que instalar micro ou minigeração distribuída será responsável inicialmente pelos custos de adequação do sistema de medição necessário para implantar o sistema de compensação. Após a adaptação, a própria distribuidora será responsável pela manutenção, incluindo os custos de eventual substituição.
Além disso, as distribuidoras terão até 240 dias após a publicação da resolução para elaborar ou revisar normas técnicas para tratar do acesso desses pequenos geradores, tendo como referência a regulamentação vigente, as normas brasileiras e, de forma complementar, as normas internacionais.
Vantagens 
A geração de energia elétrica próxima ao local de consumo ou na própria instalação consumidora, chamada de “geração distribuída”, pode trazer uma série de vantagens sobre a geração centralizada tradicional, como, por exemplo, economia dos investimentos em transmissão, redução das perdas nas redes e melhoria da qualidade do serviço de energia elétrica.
Como a regra édirecionada ageradores que utilizem fontes renováveis de energia, a agência espera oferecer melhores condições para o desenvolvimento sustentável do setor elétrico brasileiro, com aproveitamento adequado dos recursos naturais e utilização eficiente das redes elétricas.
O assunto foi amplamente discutido com a sociedade em uma consulta e uma audiência pública. A audiência ficou aberta no período de 08/08/2011 a 14/10/2011 e, ao todo, foram recebidas 403 contribuições de agentes do setor, universidades, fabricantes, associações, consultores, estudantes e políticos.
Descontos da TUSD e TUST 
Paralelamente ao sistema de compensação de energia, a ANEEL aprovou novas regras para descontos na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição – TUSD e na Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão – TUST para usinas maiores (de até 30 MW) que utilizarem fonte solar:
  • Para os empreendimentos que entrarem em operação comercial até 31 de dezembro de 2017, o desconto de 80% será aplicável nos 10 primeiros anos de operação da usina
  • O desconto será reduzido para 50% após o décimo ano de operação da usina
  • Para os empreendimentos que entrarem em operação comercial após 31 de dezembro de 2017, mantém-se o desconto de 50% nas tarifas

10 dicas para começar sua empresa rapidamente

A dica de hoje foi dada por Tim Berry no seu blog Up and Running
Hoje quero estimulá-lo a sair do lugar, com uma ideia de como começar uma empresa rapidamente.
  1. Não espere que todos os sinais estejam verdes antes de pegar estrada.
  2. A empresa certa é aquela que combina quem você é com o que gosta de fazer. Sempre com um olho no que as pessoas precisam, querem e pagarão.
  3. No começo foque em entregar valor, ofereça algo que as pessoas queiram comprar.
  4. Não se perca nos detalhes; pense em direções, que caminho ir, sem escrever em pedra todos os passos.
  5. Grande erro: não ter todas as pessoas envolvidas na empresa sabendo quem faz o quê e quem é dono do quê. Tenha isso acertado por escrito e acertado em detalhes. Nunca subestime o valor de ter um documento escrito, em termos normais não-jurídicos, isso estabelece os acordos básicos para que todos possam vê-los.
  6. Evite tentar oferecer o menor preço. Ofereça valor primeiro, então faça o preço. Ter um preço baixo para vender um alto volume exige muito capital.
  7. Encontre um bom advogado.*
  8. O conceito mais importante de Marketing é focar em um mercado-alvo bem definido. Isso é especialmente importante no começo.
  9. Combine suas fraquezas e fortalezas. Faça o que você faz melhor.
  10. O segundo conceito mais importante de Marketing é saber quem não é seu mercado-alvo e o motivo para isso.

*Um bom contador também é fundamental. Valeu pela dica Evandro!
Se gostou desse post, confira nossa categoria Como começar empresa.

6 frases que você não deve usar com seus funcionários


Especialistas afirmam que determinadas frases podem desmotivar a equipe e limitar ideias inovadoras em pequenas empresas

  
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Chefe dando bronca
São Paulo – Seja em uma pequena ou média empresa, o chefe tem um papel fundamental para que o ambiente de trabalho seja agradável e produtivo. Por isso, recorrer frequentemente a algumas frases podem ser prejudiciais não só para a relação chefe e funcionário quanto para a empresa.
Para Andrea Piscitelli, consultora e especialista em gestão de pessoas, às vezes a intenção não é ruim. Entretanto, é preciso cuidado para que o conteúdo da frase não possa ser interpretado como um assédio moral. “É diferente expor o funcionário para outras pessoas e falar que ele é desleixado, com a intenção de falar que ele é descompromissado com a empresa”, exemplifica.
Com a ajuda de especialistas, confira seis frases que um chefe não deveria dizer aos funcionários.
Não quero problemas, quero soluções.
O papel do chefe, nesse caso, é de fazer acontecer por meio das pessoas e ajudá-las a se desenvolver. Para Caroline Pfeiffer, diretora de marketing e vendas da consultoria LHH/DBM, é como o capitão Francesco Schettino que abandonou o navio Costa Concordia na Itália e o problema, sendo que era de sua responsabilidade. “A mensagem deveria ser `vamos resolver isso junto`”, afirma.
Ricardo Munhoz, diretor executivo da Ricardo Xavier Recursos Humanos, explica que ao dizer frequentemente esta frase, o chefe demonstra que não tem paciência para ouvir o funcionário e acaba desmotivando não só ele como toda a equipe. “Isso acaba com o interesse em gerar novas ideias e pode também ocasionar a perda de profissionais qualificados”, diz.
Não acho que isso seja prioridade agora.
Andrea, que também é professora na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Fundação Instituto de Administração (FIA), explica que quando um funcionário tem uma ideia ou uma sugestão e o chefe se limita a dizer que há outros assuntos prioritários no momento, acaba “infantilizando” a relação. “Algumas empresas incitam uma cultura de inovação e às vezes é o gestor que não está preparado para aceitar sugestões”, afirma.
Para Caroline, ouvir o funcionário pode custar um pouco do tempo do chefe, mas o ideal é que esse tempo seja gasto com uma explicação breve sobre a razão do assunto não ser o foco do momento. Munhoz completa que é recomendado que o chefe se mostre disponível para agendar uma conversa com o funcionário em vez de deixar para outra ocasião.
Você não fez nada mais do que a sua obrigação.
Dizer que o o funcionário ter batido uma meta não foi nada além do esperado é como um balde de água fria. "O chefe acaba criando uma barreira para o próximo mês”, explica Munhoz.
“As pessoas sempre exigem mais do que o limite delas, mas além da frase soar grosseira, é preciso entender que elas produzem por uma causa”, afirma Caroline. Para Andrea, quando o chefe não estimula o funcionário, não o incentiva e reconhece acaba deixando de estimular que ele pense fora da caixa. “Quanto mais tenso o ambiente da empresa, menos pensamento criativo”, diz.
Eu também não concordo com a ordem, mas temos que fazer.
“Ele acaba falando que não vai dar certo”, diz Caroline. O chefe, neste caso, representa a empresa, e por isso mostrar a opinião pessoal não é aconselhável. O ideal seria unir os funcionários e pensar de que maneira eles podem fazer dar certo.
Não vou te explicar isso, pode deixar que eu faço.
Munhoz afirma que ensinar é um dos papéis de um gestor de pessoas e, ao recorrer a essa frase quando se está sem paciência ou tempo, corre-se o risco do funcionário se sentir decepcionado, já que ele está ali também para aprender. “Além de adotar uma postura que o afastará da equipe, o funcionário sentirá medo das próximas vezes”, explica.
“Como chefe, ele deveria perguntar qual é a dificuldade que o funcionário está tendo”, afirma Andrea. Ela diz que em determinadas situações, foi o próprio chefe que pode não ter sido claro nas instruções.
É o que temos para hoje.
Para Caroline, essa frase acaba transmitindo a mensagem de que o chefe não quer falar mais sobre o assunto e encerrar a conversa. “Não é que ele não tenha mais informações”, afirma. Ela explica que esse tipo de comportamento demonstra que é papel dele de limitar o questionamento do funcionário.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os erros mais comuns na hora de planejar um negócio


A dica e hoje foi dada por Jason Cohen no blog Smart Bear.
Aqui vão erros comuns que acontecem quando não se faz um bom planejamento de negócios:
Você não consegue descrever sua empresa em 60 segundos
Todo mundo sempre ouve falar do “discurso de elevador”, mas quando chega a hora poucas pessoas o fazem direito. Lembre-se que ele é importante para mostrar como você entende seus clientes e o porque eles compram de você.

Construir seu negócio para você ao invés de para o mercado
A maioria das idéias vem do “coçar sua própria coceira”, mas isso não é uma estratégia de negócio. Não cometa o erro de assumir que seus clientes são iguais a você.

Fingir que seu negócio não possui defeitos
Não se engane, você tem todos os tipos de deficiências: empresa iniciante, inexperiente, ignorante sobre como vender seus produtos, com softwares bugados, o que for. Nenhum deles é um problema se você estiver disposto a reconhecê-los e trabalhar em cima deles para sempre melhorar.

Você não sabe como as coisas acontecem
Eu sei que seu plano de negócios ainda não te deixa totalmente preparado para começar sua empresa – tudo bem, o meu também não era assim! Mas se sua resposta para qualquer pergunta for “como eu vou saber? estou apenas começando.” Isso só mostrará que você não é só ignorante com relação a negócios, mas também incapaz de perceber que é.

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Para te ajudar a se aprofundar no assunto, publicamos nosso plano de negócios no blog. Confira o artigo: Modelo de Plano de Negócios.

Como conseguir investimento para sua empresa


Aviso importante: Ainda não recebi investimento na minha empresa. Os pontos desse artigo tratam sobre percepções que tive do mercado e conversa com empreendedores e investidores que já tiveram experiência no processo.
Quando conversamos sobre empreendedorismo, principalmente na área de tecnologia, é extremamente comum pensarmos em investidores, crescimento meteórico e riqueza quase instantânea.
No mundo real, existem pessoas dispostas a investir em ideias em estágio inicial para fazê-las crescer, mas é importante ficar bem claro que não é tão fácil assim.
Situação de boa parte dos empreendedores iniciantes
Situação de boa parte dos empreendedores iniciantes
Conheça o tipo de empresa que interessa a um investidor
Normalmente, investidores são atraídos por empresas escaláveis. Isso quer dizer que para ser atrativo, você precisa ter um projeto megalomaníaco e que consiga crescer numa velocidade incrível.
Um ótimo exemplo de empresa atrativa para investidores é o Peixe Urbano que em um ano cresceu de 5 para mais de 300 funcionários, faturou uma quantidade cavalar de dinheiro e conquistou alguns milhões de usuários (conheça melhor a história do Peixe Urbano aqui).
Quanto menor o risco, mais fácil rolar um investimento
Uma coisa precisa ficar bem clara: por mais que sua ideia hipermegaultramasterpowerpluszord seja genial e tenha potencial pra te tornar o Eike Batista brasileiro, ela só estará comprovada quando você tiver uma multidão de pessoas se degladiando pelo seu produto. Até lá, é uma ideia como qualquer outra.
Imagine o projeto de uma empresa como um belo filé-mignon, servido numa churrascaria caríssima. Até valer não sei quantos reais por kilo, o boi precisou nascer, ter uma infância, crescer, ser abatido, ser preparado por um master Chef, etc.
Digamos que o investidor até esteja disposto a pagar pelo embrião do boi, que pode ou não, tornar-se um suculento filé mignon. Porém, quanto mais avançado você estiver no processo, maior a probabilidade da compra e maior o preço que ele pagará pelo seu projeto.
Ou seja, avance o máximo que você puder para mostrar a viabilidade do seu projeto. Investidores adoram empresas que já passaram pela fase do protótipo e que já tem clientes, equipe formada, marca conhecida, etc.
Saiba que o processo não é rápido
Pra começar, não é muito fácil achar alguém disposto a investir na sua empresa. Depois de achar, você precisa convencê-la de que o preço que você quer pelas ações valem a pena. Depois disso, vocês precisam concordar sobre o que vai acontecer caso ocorra a entrada de outro investidor mais pra frente. E por aí vai.
Além da negociação, toda a parte contratual é consideravelmente complexa. Paciência e boa assessoria jurídica fazem muita diferença.
Conclusão: Saia do lugar!
Se você realmente pretende buscar investimento, a melhor solução é mostrar avanços do seu projeto e conhecer as pessoas certas que podem te ajudar no processo.
Uma oportunidade muito bacana pra conhecer mais sobre esse mercado é o evento CampinasTECH, que vai acontecer na Unicamp no dia 07/07/2011 (quinta que vem). Estarão no evento boa parte dos grupos de investidores de empresas iniciantes e o contato com certeza será extremamente válido.
Para mais informações sobre o evento, clique aqui.
Abraços,
Millor Machado (doido pra transformar meu bezerro num filezão saboroso)

Se você quer se aprofundar no tema, confira a entrevista com Simon Olson sobre capital de risco.
Se você não tem dinheiro e acha difícil conseguir investimento, confira o artigo Como empreender com pouco dinheiro.

Frases de empreendedorismo altamente inspiradoras

A dica de hoje recebi pelo Google Reader do Fabio Seixas, da Camiseteria. Confira mais frases no site Startup Quote
Nós temos um planejamento estratégico. Ele se chama: fazer as coisas.
Herb Kelleher, Southwest
Por que se alistar na marinha, se você pode ser um pirata?
Steve Jobs, Apple
Nós não somos motivados pelo dinheiro. Somos totalmente apaixonados por essa coisa que estamos construindo.
- David Karp, Tumblr
Não queira resolver todos os problemas no primeiro dia.
- Fred Wilson, investidor
Não se trata de ter ideias. Se trata de fazer as ideias saírem do papel.
- Scott Belsky, Behance
Preço é o que você paga. Valor é o que você recebe.
- Warren Buffet, mega investidor
Falhe logo para que você possa ter sucesso mais cedo.
- Tom Kelley, IDEO
Um produto precisa ser inovador o suficiente pra se diferenciar do resto, mas não tão inovador que o usuário não entenda.
- Reid Hoddman, LinkedIn
Corra atrás da visão, não do dinheiro. O dinheiro será uma consequência.
- Tony Hsieh, Zappos
A única coisa pior do que começar alguma coisa e falhar… é não começar alguma coisa.
- Seth Godin

iOS ganha terreno nas empresas e Android recua

No primeiro trimestre, sistema operacional da Apple foi responsável por 50% dos acessos da internet móvel no mercado corporativo e a plataforma do Google por 37% das operações, revela estudo.

Colin Neagle, da Network World (US)
A onda da consumerização nas empresas mudou dramaticamente o cenário no ambiente  corporativo no primeiro trimestre de 2012. O iOS, sistema operacional da Apple, se mostrou mais presente no local de trabalho do que os que dispostivos que rodam o Android, do Google. Outra alteração é o impacto das redes socias dentro das corporações, com os usuários finais migrando do Facebook para o Twitter.

A constatação dessa mudança vem de um estudo conduzido pela Zscaler ThreatlabZ, provedor norte-americano de soluções de segurança pela nuvem, com base em análise de dados de mais de 200 bilhões de transações móveis processadas no primeiro trimestre por redes corporativas. O prestador de serviços atende companhias globais de todos os tamanhos. Segundo Mike Geide, que coordenou a pesquisa, foram avaliadas acessos a partir de servidor web.

Os dados mostram que os acessos internet por meio de dispositivos iOS dentro de empresas aumentaram no primeiro trimestre e representaram mais de 50% das operações via smarthpone, enquanto a participação de dispositivos Android cairam para 37% em comparação com o mesmo período no ano passado.
Até dezembro de 2011, o sistema operacional do Google e o da Apple estavam empatados, com participação de 47% das operações entre os clientes corporativos da Zscaler, informa Geide. Antes disso, era o Android que reinava no mundo corporativo, tendo mantido-se na liderança na maior parte de 2011. Já a participação dos dispositivos BlackBerry, caiu de 18% em janeiro para 15% em março, segundo o relatório da Zscaler

Um dos fatores para o avanço do iSO no ambiente corporativo é o aumento do uso de iPhones e iPads. Esse motivo, segundo Geide, fez com que muitas companhias recorressem à Zscaler para levar segurança para redes sem fio e reduzir os riscos com o uso dos dispositivos móveis.

O executivo constata que os funcionários estão mais propensos a se conectar às redes corporativas para acessar aplicações pessoais, principalmente redes sociais e conteúdo multimídia, como streaming de vídeo. Eles evitam 3G para acessar essas aplicações por seu iPhone porque elas consomem muita banda e nem todos têm pacotes de dados móveis ilimitados.

Geide destaca que o iPhone também se mostrou mais presente nas redes corporativas de hospitais, usados por pacientes e seus visitantes. Muitos se conectam às redes Wi-Fi desses locais enquanto estão nas salas de espera."Vamos ver um aumento de tráfego por dispositivos móveis nesses locais”, prevê o executivo.

Outra pesquisa confirma que os usuários do iPhone são mais ativos nas redes corporativas do que aqueles que utilizam dispositivos Android. Dados da empresa Chitika, que monitora o tráfego de publicidade online, mostram que o iOS representa 67% do acesso móvel tráfego contra 28,7% pelo Android em ambientes de trabalho.

Impulso do BYOD
O crescimento do movimento BYOD (do termo em inglês Bring Your Own Device), que permite que funcionários levem dispositivos móveis pessoais para o ambiente corporativo também revela que o acesso às redes sociais foi afetado por políticas empresariais cada vez mais rigorosas.

A pesquisa da Zscaler mostra que os acessos ao Facebook dentro das empresas por dispositivos móveis diminuiram progressivamente e representram 41,7% de todas as transações da categoria de aplicativos web no primeiro trimestre de 2012, ante 52,04% no mesmo período em 2011. Na avaliação de Geide essa queda tem a ver com a decisão das empresas de reprimir o uso de redes sociais no trabalho. O estudo mostra que o número de organizações que bloqueiem o acesso a sites de redes sociais cresceu de 2,46% em janeiro para 3,99% em março.

No entanto, os acessos ao Twitter aumentaram de 6,39% para 7,44%. Geide diz que vários fatores estão contribuindo para a migração do Facebook para o Twitter no local de trabalho. Um deles é a percepção das empresas de que esses sites impactam na produtividade. Talvez por causa dos aplicativos adicionais disponíveis no Facebook, o Twitter é visto como o menor dos males, acredita o executivo.

"Enquanto o Twitter é considerado uma ferramenta para troca rápida de informações, o Facebook é visto como uma plataforma para jogar conversa fora. Você pode instalar jogos e fazer uma série de coisas no Facebook que não seriam possível no Twitter.", avalia Gleide destacando o quanto as empresas temem o uso da rede social de Mark Zuckberger.

A segurança é outro motivo, na avaliação de Geide. Embora o Twitter tenha sido alvo de ataques em larga escala, é visto pelo especialista como uma opção mais segura que o Facebook.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

10 ideias para ampliar pequenos espaço


Arquiteta ensina como transformar pequenos espaços em ambientes mais espaçosos e aconchegantes

Apartamento reformado de 30m² em São Paulo
Utilize cores claras e neutras no imóvel todo, principalmente em peças fixas, pois aumentam, de forma natural, um espaço reduzido
São Paulo - Nos dias atuais os imóveis estão cada vez mais compactos, principalmente os novos apartamentos. Mas a metragem reduzida não deve ser entrave para uma decoração harmoniosa e que valorize cada centímetro dos cômodos. Para aproveitar bem os espaços nestes imóveis, a arquiteta Vanessa Tradi ensina dicas simples e importantes que ajudam os pequenos ambientes parecerem espaçosos e aconchegantes; confira:

1 Integre os espaços. O ambiente não ficará maior, mas dará a sensação de amplitude. A arquiteta sugere a adoção de cozinhas americanas (cozinhas ligadas à sala), por exemplo.

2 Adote o mesmo piso para a casa toda. Não importa o tipo: madeira, porcelanato ou cimento queimado, o ideal é um padrão em todos os cômodos. Também é bom ficar atento às características: tacos largos e compridos são sempre mais viáveis que os pequenos.

3 Cuidado com a escolha do teto. Quanto mais gesso, mais o ambiente diminui.

4 Utilize cores claras e neutras no imóvel todo, principalmente em peças fixas, pois aumentam, de forma natural, um espaço reduzido. A pintura de paredes e tetos de um só tom também amplia. As cores fortes e densas devem ser empregadas em objetos mais fáceis de trocar, como vasos, quadros e almofadas.

5 O s espelhos são um dos melhores recursos para fazer qualquer espaço parecer maior. É importante colocá-los sempre na parede menor e de preferência por inteiro. Somente tome cuidado com o excesso, pode não ficar legal!

6 Compre móveis multiusos. Mesas laterais com pufes embaixo, sofás-camas, camas com espaços para guardar objetos ou mesas com duplas funcionalidades são ótimas opções.

7 Não descuide da iluminação. Quanto mais claro, mais amplo. Abuse da luz natural, pois esta pode dar um efeito surpreendente se não interferir na sua privacidade e bem-estar. Opte por cortinas leves e semitransparentes, sempre em tons claros.

8 Elimine objetos inúteis e organize suas coisas. A organização amplia e dá um ar de arejado ao espaço.

9 Evite dispor móveis nas áreas de passagem, pois podem reduzir ainda mais um espaço que já é pequeno. Além disso, dê preferência a objetos decorativos nas paredes em vez de colocá-los no espaço aberto (como no chão). Aliás, os tapetes diminuem o espaço. Um chão visível fará qualquer divisão parecer maior ao contrário de um coberto.

10 Procure otimizar espaços que considera inútil, como áreas embaixo de escada. É possível transformar esses nichos em ambientes charmosos capazes de acolher inúmeros objetos.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sustentabilidade e estilo marcam a decoração com bambu

Por Renato Trentini - Equipe BBel

Alternativa e sustentabilidade

Gazebo de massagem em bambu
Divulgação
A preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente motiva a busca por alternativas ao uso de recursos naturais, principalmente quando o assunto é decoração. Pensando nesse nicho de mercado, diversos profissionais estão optando pelo bambu para decorar os ambientes. Além de trazer um toque rústico, seu uso ainda proporciona a satisfação de estar contribuindo para evitar o corte de árvores e extração da madeira.
Ao contrário do que se pensa o bambu não é do tipo arbóreo e sim da família das gramíneas, tal qual a cana-de-açúcar. Danilo Cândia, engenheiro agrônomo e sócio-diretor da Carbono Zero, comenta que o bambu, mesmo não sendo madeira, chega a ultrapassar as madeiras de lei em durabilidade, densidade e resistência. Paulo Bustamante, designer e diretor da empresa A Bambuzeria, afirma que o sistema de crescimento desse tipo de planta é telescópico, ou seja, cresce apenas verticalmente e assim que o touceiro começa a dar brotos, eles já determinam a grossura que a planta vai ter.
Considerada a planta do futuro, o bambu gigante, após formar seu touceiro, permite colher até 800 metros de vara por ano devido ao seu crescimento acelerado em relação a uma árvore qualquer. Variando por espécie, clima e terreno, o tempo de maturação de uma vara de bambu é de aproximadamente três anos, sendo que a primeira colheita entre seis e dez anos. Paulo lembra que quanto maior for o calor, mais rápido o bambu matura suas fibras. Saiba mais sobre onde o bambu pode ser usado e como fazer a manutenção dele.

Uso e manutenção

Ambiente decorado com bambu na parede
Divulgação
Danilo lembra que a versatilidade do bambu permite que ele seja aplicado nas mais diversas formas, como acessórios para banheiro e cozinha, mobiliário em geral e revestimentos para piso e paredes, tanto para a área interna quanto área externa. Apesar de parecer frágil, com o tratamento adequado é possível usar para montar estruturas, pilares, vigas, caibros e réguas para prender as telhas. Para a parte de revestimento, Danilo sugere que o bambu seja usado para pérgolas, jardins e revestimento de móveis. O material industrializado, geralmente importado da China, pode ser encontrado nos pisos laminados e compensados.
Mas para que o material mantenha suas características é preciso estar atento aos cuidados com a conservação. Paulo adverte que as peças em bambu precisam passar para um tratamento para que possam ficar expostas ao tempo. "Caso o bambu não passe por um tratamento adequado ele pode se deteriorar igual a madeira", lembra o designer. Danilo menciona também que o bambu realiza fotossíntese pelo caule, o que acarreta em acúmulo de nutrientes pela sua extensão e favorece o ataque de pragas, fungos e bactérias. Para que isso não ocorra, o engenheiro agrônomo comenta que é preciso imunizar o bambu através de processo químico antes de passar pela marcenaria.
A manutenção consiste basicamente em lixar o bambu e aplicar camadas de stain, um impregnante que protege e não necessita que a peça seja lixada antes da aplicação. Para ajudar na conservação, Danilo sugere que seja tirado o pó e que a peça seja limpa com lustra-móveis ou cera. Quando o bambu fica exposto diretamente ao tempo é preciso cuidado maior para que a peça não acabe se rachando com o tempo.