quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cinco dicas para trabalhar com o Gmail de forma mais eficiente


Manter as tarefas sob controle, criar aviso de férias e dar logout remoto são ações de fácil execução que podem fazer o e-mail trabalhar para você.

Kristin Burnham, da CIO.
O Gmail é famoso por seu vasto arsenal de recursos de personalização. Este famoso serviço de e-mail oferece ainda diversos recursos vindos diretamente dos Google Labs, prontos para experimentar.
As cinco dicas a seguir o ajudarão a trabalhar de forma bem mais eficiente.
1. Mantenha as tarefas sob controle
Imagine que você receba um e-mail de um amigo que propõe um jantar. A opção Tarefas, disponível sob o menu “Mais ações”, vai converter este e-mail em um item que poderá ser marcado quando já tiver sido realizado.
Para fazer isso, abra a mensagem e escolha “Adicionar às Tarefas”, dentro do menu “Mais ações”. Sua lista de tarefas será aberta, e a linha de assunto deste e-mail virá acompanhada de uma caixa de marcação.
Escolha o sinal de maior “>” próxima da linha de assunto para atribuir à tarefa uma data e outros detalhes que quiser. Para remover uma tarefa da lista, clique na caixa ao lado do nome da tarefa.
Para mais opções de Tarefas, escolha “Ações” – é a última opção da janela. De lá, você poderá priorizar a tarefa (Control Seta para Cima e Control Seta para Baixo farão mover as tarefas para cima e para baixo), mandá-la por e-mail ou imprimir a lista de tarefas, classificar as tarefas por data ou consultar as tarefas já feitas.
Para voltar a ver a lista de tarefas, clique em “Tarefas” no menu esquerdo da tela, logo abaixo de “Contatos”.
Sua lista de tarefas também pode ser consultada de outras formas. Visite www.gmail.com/tasks para saber como acessar ou editar tarefas específicas quando estiver longe de seu computador.
2. Avise quando estiver em férias
De folga neste fim de ano? O recurso “Fora do escritório” do Gmail, chamado “Resposta automática de férias”, enviará automaticamente uma resposta quando alguém mandar e-mails enquanto estiver fora.
Para ativá-lo, escolha a aba “Geral” sob “Configurações”. Vá até o fim da lista de opções e escolhar “Resposta automática de férias ativada”. Digite o assunto do e-mail que você quer enviar aos que entrarem em contato via Gmail, digite uma mensagem, informe o invervalo de dias em que estará fora e clique em “Salvar alterações”.
3. Ganhe agilidade com atalhos de teclado
Sentindo-se um pouco sobrecarregado de e-mails? Navegar por dezenas de mensagens toda manhã certamente come boa parte da manhã. A solução do Gmail: atalhos de teclado para deslizar suave e rapidamente sobre a Caixa de Entrada.
Nas configurações do Gmail, escolha “Geral”. Então, clique em “Atalhos do teclado ativados” – é uma das primeiras opções.
Uma lista completa dos atalhos pode ser encontrada na página de ajuda do Gmail.
4. Veja as mensagens enviadas apenas para você
Algumas vezes os e-mails que têm uma lista de pessoas como destinatário não são tão importantes quanto os enviados apenas para você.
O recurso “Indicadores de mensagem pessoal” coloca flechas ao lado das mensagens da Caixa de Entrada. Dessa forma, você pode ver se um e-mail tem apenas você como destinatário. Flechas simples indicam recipientes múltiplos, enquanto flechas duplas indicam que o e-mail foi enviado apenas para você.
Para ativar os Indicadores de mensagem pessoal, visite a aba “Geral” sob suas configurações de Gmail. Escolha “Exibir indicadores” e, depois, clique em “Salvar alterações”.
5. Dar logout remoto em um computador público
Se você usou um computador público em uma lan house ou telecentro ou abriu seu Gmail em um PC de um amigo e se esqueceu de sair de sua conta, o Gmail tem um recurso que permite fazer o logout remoto.
No rodapé de sua Caixa de Entrada, você pode ver informações sobre a hora e o local de seu último acesso.
Clique em “Detalhes” para ver as atividades mais recentes, incluindo local, hora e data em que seu e-mail foi acessado, a forma de acesso (navegador ou celular) e o endereço IP de onde ocorreu o acesso.
De lá, você poderá dar logout de qualquer outra sessão que ainda estiver aberta, bem como definir um alerta para qualquer atividade suspeita.

Como conseguir um grande volume de clientes

Redes sociais sofrem muito com o chamado problema do ovo e da galinha; para ganhar muitos usuários, a rede precisa ser atrativa, para ser atrativa a rede precisa de muitos usuários.
A grande questão é que não só as redes sociais sofrem com esse problema. Você comeria num restaurante vazio? Você frequentaria um shopping que ninguém vai? Você se trataria num médico que nunca tratou ninguém?
Contarei algumas lições que aprendemos no Empreendemia para ganhar a chamada “prova social”. Porém, antes disso confira a figura abaixo, ela é sensacional!
Prova social
Procure os inovadores
Existe um tipo de pessoas com um perfil fantástico, os inovadores. Essas pessoas simplesmente gostam de saber o que está acontecendo de novo e querem fazer parte disso. Sabe aquele seu amigo que quer ser o primeiro a contar uma notícia ou a assistir um filme? Esse é o perfil do inovador.
Se você não conhece um inovador não tem problema. Convença sua família ou seus amigos a usar seu produto/serviço, mas saiba que dificilmente eles irão pagar por isso.
O que você precisa no começo é prova social, não dinheiro. Seu foco inicial é conseguir os 2 animais de cada espécie que repovoarão o planeta.
Comece dando descontos ou test-drives
Da mesma forma que alguns restaurantes no shopping oferecem degustações, uma forma de conseguir os primeiros clientes é oferecer promoções ou test-drives do produto.
O maior problema pra uma empresa/produto/serviço novo é que o cliente enxerga um risco em comprar aquilo. Ninguém sabe direito se o produto funciona, é muito arriscado gastar dinheiro nisso. Descontos e test-drives ajudam a diminuir essa barreira.
Facilite a indicação
Agora que você já tem uma população inicial provando que seu produto/serviço funciona, é hora de partir pra expansão. Para isso, você pode comprar milhões de anúncios, mas também é possível usar a ferramenta de marketing mais eficiente: o boca-a-boca.
Pela internet é muito fácil alguém repassar seu link pra um amigo ou dar RT no Twitter. Mesmo assim, não custa nada ter um botão “Indique para um amigo” em que a pessoa pode mandar um e-mail sobre sua empresa para os contatos. Promoções do tipo “traga um amigo e ganhe X% de desconto” também podem ser uma ótima tática.
Mate a cobra e mostre o pau
De nada adianta ter a primeira leva de pessoas usando seu produto/serviço se não ficar claro que você tem a “prova social”. Pra um estabelecimento comercial é óbvio que existem pessoas lá, mas pra serviços é importante mostrar quem já usa seu serviço.
No nosso caso, temos o orgulho de apresentar algumas empresas que já estão usando o Empreendemia Premium:
Conclusão
Sendo uma empresa nova no mercado, sempre existirá uma barreira pelo fato das pessoas não te conhecerem. Diminuir essa barreira é fundamental para começar. Depois disso, um bom produto e um atendimento excepcional são coisas que farão seu cliente falar sobre você e auxiliar sua expansão.
Lembre-se disso, para conseguir muitos clientes, primeiro consigo alguns, depois faça esses trazerem os outros.
Abraços,
Millor Machado (praticamente um colonizador)

Para aprender mais sobre marketing viral, é altamente recomendada a leitura do artigo: Os 3 tipos de pessoas para espalhar uma epidemia.
P.S.: Agradecimento especial a Eric Santos por nos repassar um artigo sobre o tema.

Organize sua carteira hoje mesmo


Sua carteira cresce sem limites a ponto de quase formar um ecossistema independente, com regras próprias que nem sempre você consegue gerenciar?
Colocá-la em dia pode fazer bem para a sua organização e até mesmo para a sua postura. Veja a seguir como colocar em prática, mas antes assista a um exemplo extremo de como fazer do jeito errado ツ
Na semana passada um vídeo que originalmente era parte de um dos episódios da temporada final do seriado Seinfeld deu o que falar, por ter sido inserido (em uma versão ligeiramente modificada) como a peça introdutória de um novo serviço on-line que busca substituir a sua carteira (ou ao menos o cartão de débito) pelo seu celular. Eis o vídeo em questão:
Uma versão mais completa do vídeo (pouco mais de 3 minutos, e sem o merchandising do Google) conta mais detalhes da história, na qual o personagem George Costanza padece de dores nas costas devido ao hábito de carregar coisas demais na carteira, mas mantém o hábito até que um dia ela simplesmente explode, jogando na rua todos os recibos, vales-brinde, cartões de afiliados, anotações de telefones alheios, cartões de visitas e até mesmo envelopinhos de adoçante guardados nela.
Uma carteira cheia demais pode ser um problema para a sua coluna e para seus hábitos de organização mesmo sem chegar perto do nível de exagero do George. E embora talvez não esteja longe o dia em que boa parte dos documentos e valores que hoje levamos na carteira possam existir em forma puramente digital (inclusive em serviços como o do Google), isso não é razão para não racionalizar o conteúdo da sua carteira desde já.
O meu convite, portanto, é que (se você estiver em um local discreto e seguro) você pegue a sua carteira agora mesmo e aplique uma bela dieta a ela. Para isto, aqui vão algumas dicas para começar:
Jogue fora ou arquive: se a sua carteira tiver canhotos de cinema ou shows, recibos de estacionamento, compras e cartões, comprovantes de saque em terminal bancário e até papeis de bala, comece retirando tudo isso, e o que houver de similar. Arquive o (pouco) que precisar ser guardado, e descarte o que sobrar.
Reduza as fotos e lembranças: nada contra levar uma foto da família, dos filhos ou do bicho de estimação – experiências indicam até mesmo que a presença deste tipo de recordação aumenta consideravelmente a chance de uma carteira ser devolvida após um extravio. Mas não precisam ser meia dúzia: leve uma só, guarde as outras, e aproveite para incluir um ou vários porta-retratos na sua lista de compras da semana.
Registre as informações: se você tem lembretes e bilhetes com números de telefones, compromissos pendentes, anotações, etc., transfira-os para o lugar certo agora mesmo (quem sabe o Evernote?), e remova-os da carteira. E se o lugar certo para você for a carteira, ao menos consolide em um único papel, e certifique-se de que ele não compromete sua segurança em caso de extravio, e de que cabe sem ser dobrado, para ocupar menos espaço.
Remova os excedentes: sua carteira de motorista também serve como cédula de identidade, e talvez você precise de mais algum documento específico, de um cartão bancário, etc. Mas dificilmente há justificativa para andar sempre com o título de eleitor, certificado de reservista, cartões de afiliado de variadas lojas, etc. Arquive-os em casa, com segurança, e só os leve consigo quando precisar deles especificamente.
Não leve um bloco de cheques inteiro: Se você usa cheques, provavelmente estará mais seguro e organizado se destacar poucas folhas individuais para levar na carteira, mantendo o restante arquivado cuidadosamente em casa.
Se o que o preocupa é que se não mantiver tudo na carteira, perderá o controle de onde estão os documentos, os outros cartões de crédito, os canhotos de cheque, etc., compre uma segunda carteira para deixar arquivada em casa, contendo tudo isso, sem precisar levar junto e expor a riscos maiores o tempo todo!
Outra dica complementar é fazer um backup das informações: com as precauções de segurança necessárias, transcreva as informações dos seus cartões e documentos que são levados na carteira, armazenando-os com a mesma segurança que daria aos originais. Se algum dia os originais se extraviarem ou forem roubados, assim você terá as informações necessárias para solicitar os bloqueios e cancelamentos, reduzindo consideravelmente o stress.
Além disso, é bom considerar um efeito similar ao que já tratamos ao falar da Lei de Parkinson: os objetos armazenados se acumulam enquanto houver espaço disponível. Se a sua carteira for grande e espaçosa, tenderá a receber mais conteúdo. Que tal aproveitar a próxima visita ao comércio para escolher uma que seja apropriada às suas necessidades mas não deixe espaço para a tentação de encher um pouco mais? ツ

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como usar as redes sociais para melhorar o mundo - de verdade



Bastou uma viagem como voluntário na África para o americano Scott Harrisson sair de um dos promoters mais badalados de Nova York para criador de uma engenhosa e eficiente organização filantrópica do mundo. A charity:water  ajuda a resolver o problema de 1 bilhão de pessoas no mundo que não têm acesso a água potável através de medidas bastante pontuais, práticas e relativamente baratas, nos locais onde as pessoas mais precisam. Como poucos, ele está conseguindo usar as redes sociais – e até as baladas – para ajudar o mundo. Nós ouvimos ele contando a sua inspiradora história.
No último dia 7 de setembro, honrando suas habilidades de eventos noturnos, Scott organizou uma festa para comemorar os 5 anos da fundação da sua ONG. Cobrou 20 dólares por pessoa na entrada e conseguiu atrair 750 pagantes. No dia seguinte, ele mandou usar todos os 15 mil dólares arrecadados para consertar 3 poços artesianos em Uganda. Sua equipe lá na África tirou fotos, colocou tudo no Google Maps, documentou os doadores e ele mandou mensagens para cada um dos baladeiros-filantropos pelo Facebook. “Tem gente que não se lembra o que fez numa festa no dia seguinte, mas isso eles vão lembrar para o resto da vida”, disse Scott.
Para ele, ver as doações fazendo a diferença é algo fundamental nos dias de hoje, que mudam o seu engajamento com filantropia. E água boa faz toda a diferença: uma enorme quantidade de doenças do mundo são contraídas por contato com água ruim, e nos lugares, onde a água potável chega pela primeira vez há uma mudança clara em toda a sociedade, desde a saúde até educação das pessoas. Para promover essas mudanças, não são necessárias obras faraônicas. A charity:water trabalha na segurança de fontes naturais, criação de poços artesianos e outros projetos que emergenciais que não demandam grande infraestrutura, e com isso já melhoraram a vida de 2 milhões de pessoas em 19 países, de Bangladesh à Bolívia.
Como fazer algo assim dar certo? Transparência absoluta (gráficos sensacionais ajudam um bocado, eu diria). Absolutamente tudo que é doado por pessoas físicas ao charity:water é utilizado nos projetos. A organização em si se mantém através de outras doações e consultorias – as contas são separadas. Como os projetos são de fácil entendimento e não um “dotação orçamentária para criação de estrutura sanitária bla bla bla” como vemos no orçamento do governo, o relatório apresentado ao doador é um primor e deveria ser seguido por absolutamente todas as entidades filantrópicas (é sério, vale ver):

Apesar de o dinheiro arrecadado por instituições filantrópicas estar diminuindo nos EUA por causa da crise, a charity:water está crescendo mais que 50% ano após ano basicamente por apostar na participação online. Cerca de 73% do dinheiro vêm de doações pelo site (via o MYcharity:water), que acontecem de várias formas. Na modalidade “doe o seu aniversário”, por exemplo, os seus amigos do Facebook ganham a opção de, em vez de te dar um presente (eles sempre esquecem), doar uma quantia para um dos projetos que você escolher. O charity:water prepara toda a estrutura, cria uma página para uma campanha com sua fotinho e convida os seus amigos das redes sociais. Depois seu nome ficará registrado para a posteridade como quem tornou possível a melhoria da vida de pessoas em algum lugar distante. E há diversas outras modalidades de arrecadação:

Para o seu quinto aniversário, Harrison quer comprar uma mini frota com caminhão-escavadeira para furar poços e levar água limpa para mais 40 mil pessoas nos próximos meses. Ele incluirá câmeras e GPS no veículo para que todos os doadores possam saber o que a máquina mudadora de vidas está fazendo a qualquer momento. O vídeo é inspirador:
Scott contou tudo isso em uma breve e empolgante palestra do 2º Social Good Summit, evento organizado pela Fundação das Nações Unidas, Mashable, 92Y, com o patrocínio da Ericsson, que nos convidou aqui para Nova York para ver essas histórias impressionantes de perto e falar com as pessoas que realmente estão usando as redes sociais para o bem. Ficaremos até quinta por aqui e traremos vários posts que podem te fazer um pouco mais otimista. Espero que gostem.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Fontes renováveis lideram leilão de energia

O Leilão de Energia A-3 deste ano, realizado em agosto, resultou na comercialização de 2.744 megawatts (MW) de nova capacidade ao sistema elétrico brasileiro e deve atender ao mercado consumidor até 2014. Foram 51 usinas contratadas, para as quais os investimentos na construção devem chegar a R$ 6,5 bilhões. Do total de energia, 62% é oriunda de fontes renováveis – hídrica, eólica e biomassa – e 38% de fonte fóssil (gás natural).

Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha de Energias Renováveis do Greenpeace, avalia o resultado como “um novo salto de competitividade da geração eólica, que começa a apresentar preços compatíveis com os de usinas hidrelétricas. As eólicas negociaram cerca de 2 mil MW e agora, somando-se ao potencial de crescimento do setor que já era previsto para 2013, teremos mais de 7 mil MW de energia eólica na matriz brasileira em três anos, montante que equivale a meia usina de Itaipu”.


Contudo, Baitelo ressalta que usinas de cogeração a biomassa e pequenas centrais hidrelétricas tiveram um baixo desempenho de contratação no leilão. “Isso deixa claro que essas fontes não contam com igualdade nas condições de financiamento, isenções e deduções fiscais ou com um conjunto regulatório suficiente para permitir seu desenvolvimento na matriz elétrica brasileira. Na verdade, apesar do ótimo desempenho das eólicas, o setor pede leilões exclusivos para cada fonte, a fim de permitir o desenvolvimento paralelo de todas elas e não a perda de espaço de algumas”, conclui.

Os empreendimentos negociados contemplaram os estados da Bahia (266 MW), Ceará (104 MW), Maranhão (499 MW), Minas Gerais (40 MW), Mato Grosso do Sul (98 MW), Pernambuco (78 MW), Piauí (76 MW), Rio de Janeiro (530MW), Rio Grande do Norte (53 MW), Rio Grande do Sul (492 MW), Rondônia (450MW) e São Paulo (60 MW). Estima-se uma movimentação financeira, nos contratos de compra e venda entre geradores e distribuidores, de R$ 29,14 bilhões no prazo de 20 e 30 anos.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, em entrevista coletiva ao final do Leilão, afirmou que o resultado do processo de contratação foi amplamente positivo, já que não houve uma categoria de energia que tenha dominado o mix de contratação (veja o resultado das fontes contratadas na tabela abaixo).

Materiais orgânicos da própria floresta ajudam a reduzir erosão do solo



Uso de materiais orgânicos da própria floresta reduz em quase 100% a perda de solo nos processos erosivos
Estudo pode solucionar um problema comum em várias áreas da Amazônia. De acordo com a pesquisa, o uso de materiais orgânicos da floresta reduz em 99,95% a erosão.
Os dados fazem parte da dissertação de mestrado intitulada “Avaliação de Processos Erosivos na Base de Operações Geólogo Pedro de Moura” feita pelo bolsista da Rede CTPetro Amazônia, Omar Cubas Encinas, do Programa de Pós-Graduação de Agricultura do Trópico Úmido do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).
O estudo inédito é de erosão hídrica sobre os impactos no solo das atividades petrolíferas em áreas de floresta primária na Amazônia e teve a orientação do pesquisador da Embrapa Solos e membro da Rede CTPetro, pesquisador Wenceslau Teixeira.
A crescente atividade humana nas áreas de florestas causa impactos negativos sobre o ecossistema, ocasionados pelo desmatamento. Segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), mais de 95% dos desmatamentos são provocados pela atividade agrícola e pecuária. A mineração e a exploração de petróleo e gás natural correspondem por menos de 5% desse desmatamento.
Pesquisa
Segundo Encinas, o primeiro objetivo da pesquisa foi quantificar as perdas de solo e água em parcelas coletoras sob três condições: solo descoberto (sem floresta), solo coberto como liteira (solo com resíduos orgânicos, folhas, galhos) e solo sob floresta primária, em área de exploração petrolífera na Base de Operações Geólogo Pedro de Moura (BOGPM) no município de Coari, interior do Amazonas. Essas parcelas, explica Encinas, são áreas demarcadas em que se pode quantificar a perda de solo.
O segundo objetivo foi determinar os fatores que influenciam na perda de solo e de água, erosividade, largura, comprimento, etc. E o terceiro foi comparar o método da parcela padrão com o método dos pinos (que são pinos cravados na terra que permitem verificar as mudanças do nível do solo).
“As determinações da perda de solo e água foram realizadas em três parcelas coletoras de erosão padrão, sendo duas instaladas em uma clareira representativa das condições da BOGPM, sendo uma com solo descoberto e uma com solo coberto por 5 cm de liteira e uma instalada na floresta primária adjacente a área da clareira estudada”, explica Encinas.
Os resultados da pesquisa indicaram que as perdas de solo e água foram maiores no solo descoberto, seguido pelo solo com liteira e o solo sob floresta primária. O interessante e mais importante deste estudo foi que a perda de solo na clareira com o solo protegido pela liteira foi igual à perda do solo na floresta primária, mostrando a eficiência da liteira na redução do processo erosivo com a qual é possível reduzir as perdas de solo em até 99,95 % quando comparado com o solo descoberto.
“Esse dado é muito importante para as empresas que realizam desmatamento dentro de suas atividades de exploração, pois elas podem utilizar a liteira da floresta como proteções do solo, além de ser de fácil obtenção, ela sempre está se renovando”, afirma Encinas.
Para Encinas, a simples prática da cobertura do solo com liteira reduz as perdas o que sugere a importância de manter o solo coberto e a potencialidade do uso da liteira para controle da erosão.
Área de estudo
Na área da Base de Operações Geólogo Pedro de Moura são abertas clareiras e removida as camadas superficiais do solo em áreas originalmente cobertas por floresta primária para instalação de poços exploratórios de gás e petróleo, obras civis e para construção de estradas.
A área desmatada para a exploração desses produtos corresponde a menos do que 0,04% de todo o desmatamento feito na região, um percentual insignificante se comparado com o ocasionado pela agricultura e pecuária.
Essas atividades fazem com que o solo fique exposto na superfície sob o efeito da ação direta dos fatores climáticos como a precipitação, ventos e raios solares, o que pode acelerar o processo de degradação do solo por alterações nas propriedades físicas e químicas, intensificando os processos erosivos ocasionando perdas de água e solo e por conseqüência contribuir para o assoreamento de igarapés.
A erosão é um fenômeno resultante da desagregação, transporte e deposição das partículas do solo pela ação da chuva, vento ou dos processos de formação natural da crosta terrestre. Nesse sentido, a recuperação do solo e a recomposição florística das clareiras e jazidas da Base de Operações Geólogo Pedro de Moura tem se tornado uma meta para os pesquisadores.
Reportagem de Jéssica Vasconcelos, do INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, publicada pelo EcoDebate, 05/09/2011

Empresa americana produz bicicletas com bambu na África


Editora Globo


 

 

 

 

 

A Zambikes emprega mão de obra carente da Zâmbia e visa a melhorar a qualidade de vida da população

Da Redação
Editora Globo
Vizinha do Congo e da Tanzânia, a Zâmbia é um país localizado no continente africano. Grande parte da população não tem emprego nem sequer alfabetização. Com o objetivo de melhorar a vida da população local, a empresa de origem americana Zambikes International instalou-se no país. Mais de 40 cidadãos trabalham no negócio, que faz bicicletas a partir do bambu. Nos últimos três anos, a iniciativa ajudou a comunidade de Lusaka West a ter emprego, transporte e treinamento.
As bikes podem ser adquiridas na loja virtual da Zambikes. Uma bicicleta custa US$ 1,250 (R$ 2.046), mas é possível comprar partes separadamente.

O vídeo abaixo apresenta a empresa. Confira:
Zambikes Bamboo Frames Commercial from Russell Brownley on Vimeo.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

5 boas razões para se abrir uma empresa

A dica de hoje foi dada por Patrícia Machado no blog Papo de Empreendedor.
Confira 5 boas razões para se abrir uma empresa:
1. Você é capaz de controlar o seu próprio destino
Possuir um negócio faz com que você não trabalhe para os outros. Você terá a responsabilidade de assumir o controle da empresa e tomar as suas próprias decisões. Isso permite que você construa uma cultura empreendedora capaz de fortalecer a marca da empresa.
2. Você define os seus horários
Ter uma empresa própria garante flexibilidade. O dono do negócio tem a possibilidade de determinar o local onde quer montar a unidade, seja em prédios comerciais ou dentro da própria residência. Além disso, determina os horários em que irá trabalhar e quais serão as suas prioridades.
3. Você escolhe os seus funcionários e parceiros
Trabalhar em uma empresa não permite que você escolha quem serão os seus colegas de trabalho. Isso se modifica quando se resolve ser empreendedor. Dentre as demais funções, o administrador do negócio deverá fazer a seleção dos profissionais que irão trabalhar para o crescimento da empresa. É interessante buscar pessoas que tenham os mesmo princípios que você e que tenham afinidade com o setor de atuação do negócio.
4. Você assume os riscos e colhe os frutos
Não há dúvida de que abrir o seu próprio negócio é um investimento de risco. Mas, se a empresa estiver bem estruturada e em um mercado promissor, a iniciativa poderá gerar importantes resultados. Caso isso aconteça, você assumirá os lucros advindos de um bom trabalho. Para atingir o sucesso, procure aprender com os erros cometidos, acompanhar o cotidiano do negócio e criar boas estratégias para superar os momentos de dificuldade.
5. Você aprende a todo instante
Ser funcionário de uma empresa pode significar, em alguns casos, executar o mesmo trabalho todos os dias. Isso não acontece quando se decide abrir o próprio negocio. A todo instante você aprenderá algo novo, conhecerá o funcionamento de todos os setores da empresa e terá que tomar decisões importantes que podem mudar o futuro do empreendimento.
__
Estes são bons motivos para se abrir uma empresa. Para que você veja os dois lados da moeda, recomendo o post: Os piores motivos para se empreender.

Empresa fornece diesel da cana para abastecer ônibus de São Paulo e Rio

http://www.ecodesenvolvimento.org.br/ecomanagement/empresa-fornece-diesel-da-cana-para-abastecer#ixzz1Wp3JNBZi


Empresa fornece diesel da cana para abastecer ônibus de São Paulo e Rio
Postado em Empresa Sustentável em
por Redação EcoD
Diminuir Fonte Fonte Padrão Aumentar Fonte
 �ibus de sp passar� a circular com o diesel da cana a partir de agosto
Combustível renovável passará a ser usado por 160 ônibus de São Paulo a partir de agosto/Foto: Brynner Ferreira
A crescente necessidade de diesel com baixo teor de enxofre abriu as portas para a Amyris Brasil, empresa com sede em Campinas (SP), que tem desenvolvido a produção de um diesel proveniente da cana de açúcar como alternativa ao derivado do petróleo. As duas maiores cidades brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, já têm testado a tecnologia em parte da frota de ônibus que atendem suas respectivas populações.
Voltada para oferecer alternativas sustentáveis a uma ampla variedade de produtos derivados do petróleo, a empresa utiliza sua plataforma industrial de biologia sintética para converter açúcares de plantas em diversas moléculas de hidrocarbonetos – substâncias de estrutura flexível que podem ser utilizadas em vários produtos.
O diesel renovável da Amyris demonstrou ter desempenho superior em baixas temperaturas, alto teor de cetano e densidade de energia comparável ao oriundo do petróleo, o que possibilitou que a empresa obtivesse o registro de mistura na categoria máxima da Agência de Proteção Ambiental norte-americana.
Na terça-feira, 26 de julho, foi lançado no Rio de Janeiro o projeto Diesel de Cana - rumo a 2016, durante o Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte. A iniciativa é resultado de parceria entre o governo fluminense, a prefeitura carioca e a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). Nos próximos 12 meses, o projeto testará a adição ao diesel fóssil de 30% de diesel obtido a partir da cana-de-açúcar em 20 ônibus. Depois, serão 30 veículos de transporte de passageiros. Eles vão operar nas linhas 125 (Central do Brasil-Praça General Osório) e 409 (Praça Saens Pena-Jardim Botânico). A produção em escala do diesel de cana está prevista para o ano que vem.
 biomassa da cana �a base do diesel sustent�el
Diesel renovável tem a biomassa da cana de açúcar como base/Foto: tinyfroglet
A avaliação de desempenho, de redução de emissões, controle de consumo, impactos na durabilidade e nos dispositivos de injeção de motor durante os testes será feita pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), em conjunto com a Mercedes Benz, a BR Distribuidora e a Michelin, também parceiras no projeto.
“A gente está falando de um potencial de redução de emissão de gases de efeito estufa de até 90%, porque o combustível é feito a partir de biomassa renovável, no caso a cana-de-açúcar. Em vez de o usineiro fazer álcool, ele pode botar a matéria-prima em outra linha e fazer diesel”, destacou à Agência Brasil o gerente de Planejamento e Operações da Fetranspor, Guilherme Wilson.
Grandes eventos
Os resultados dos testes serão apresentados durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada na capital fluminense em junho de 2012. Wilson adiantou que esses resultados determinarão a estratégia de adoção do produto pela frota de veículos de passageiros.
A principal vantagem do diesel de cana, destacou o gerente da Fetranspor, é que não haverá necessidade de alteração mecânica nos motores. Com isso, as empresas não terão que fazer investimentos adicionais para substituir o diesel fóssil pelo de cana. O presidente da Amyris Brasil, Paulo Diniz, observou que isso acaba também refletindo no bolso do consumidor, “uma vez que a população não vai ter que pagar por nenhuma adaptação a mais, por nenhum tipo de aditivo diferente”.
Tendo em vista a realização no Rio de Janeiro de eventos como a Rio+20, em 2012; a Copa das Confederações, em 2013; a Copa do Mundo, em 2014; e as Olimpíadas, em 2016, Diniz confirmou que a ideia é ir ampliar cada vez mais o número de ônibus das frotas movidos a diesel de cana, de forma a permear todo o mercado.
São Paulo implanta a novidade em agosto
A empresa, que investiu cerca de US$ 500 milhões no desenvolvimento dessa nova tecnologia, iniciará o fornecimento para 160 ônibus de São Paulo a partir de agosto deste ano, por meio de uma mistura de 10% de diesel renovável, sendo que os 90% restantes virão do biodiesel e do diesel de petróleo fornecidos pela Petrobrás Distribuidora. O contrato de fornecimento vai até o final de 2012.
“Após o lançamento bem sucedido de nossa primeira unidade de produção em escala industrial e os resultados positivos dos testes com frotas no Brasil, estamos entusiasmados por sermos o fornecedor comercial de combustível renovável para ônibus na maior cidade brasileira. Ao longo do próximo ano, à medida que expandimos nossos acordos de fornecimento com as frotas de ônibus de São Paulo, esperamos alcançar US$ 10-12 milhões em vendas anuais”, projetou John Melo, CEO da Amyris.
A crescente demanda de diesel com baixo teor de enxofre no Brasil cria uma grande oportunidade para destacarmos a superioridade do desempenho e dos benefícios de nosso diesel renovável ao mesmo tempo em que possibilita ao país reduzir a importação de combustível diesel, que compreende aproximadamente 20% da necessidade de diesel no Brasil em 2010 - John Melo.
A cidade de São Paulo tem mais de 15.000 ônibus que consomem cerca de 450 milhões de litros de diesel por ano. O diesel de cana de açúcar da Amyris objetiva, segundo a empresa, ajudar a cidade a alcançar a meta de reduzir o uso de combustíveis fósseis no sistema de transporte público. Em consonância com a legislação municipal, São Paulo está trabalhando para reduzir o uso de diesel fóssil em 10% a cada ano até 2018.
“Os testes que realizamos no ano passado com nossos parceiros, a SPTrans, a Mercedes-Benz, a Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida, confirmaram que uma mistura de 10% do diesel da Amyris no diesel de baixo teor de enxofre da Petrobrás (B5 S50) pode reduzir a opacidade (fumaça) em até 40%”, reforçou Paulo Diniz.
Aviação estuda possibilidade
Outro setor da área de transportes que poderá implantar o diesel da cana de açúcar, em breve, é o da aviação, que responde por 2% das emissões mundiais de gases-estufa, segundo dados da ONU. Recentemente, a Boeing Company, a Embraer e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) anunciaram que, juntos, financiarão uma análise de sustentabilidade para produção do biocombustível para jatos desenvolvido pela Amyris a partir da cana-de-açúcar brasileira.
Coordenado pela Icone, uma incubadora brasileira de pesquisas com vasta experiência na agricultura e análise de biocombustíveis, o estudo avaliará condições ambientais e mercadológicas associadas ao uso do combustível de fonte renovável para jatos. O World Wildlife Fund (WWF) atuará como consultor independente.

As 6 desculpas mais esfarrapadas do mundo

A dica de hoje foi dada por Leandro Branquinho no blog Insistimento.
Aqui vão 6 desculpas que são amplamente utilizada por pessoas mediocres:
1. Não tenho dinheiro
Não conheço árvore que dá dinheiro e nunca vi cair do céu. Só conheço uma forma de ter dinheiro, trabalhando! Se o dinheiro está faltando, trabalhe mais. Se trabalhar mais não te dá o tanto que você quer, arrume outro trabalho, estude, aprenda, prepare-se, conheça mais pessoas que possam te dar oportunidades. Falar que não tem dinheiro não fará ninguém comover-se com suas lamentações.
2. Não tenho sorte
É engraçado como algumas pessoas, que não se dão bem, que não tem sucesso, colocam a culpa no acaso. Reclamar que não tem sorte é não admitir seus próprios erros. A primeira coisa a fazer quando se comete uma falha, é admitir. Ninguém consegue corrigir falhas se não assumir que falha. Pessoas que sempre reclamam que não tem sorte, na verdade são orgulhosas demais para assumir o que precisam corrigir.
3. Não tenho experiência
É claro que a maioria das pessoas prefere dar oportunidades para quem já tem experiência. É mais cômodo, o risco é menor e dá menos trabalho. Agora, dizer que não tem experiência é desculpa esfarrapada! Trabalho voluntário dá experiência. São tantas entidades que precisam de ajuda e tanta gente querendo uma mãozinha… Ofereça seu trabalho voluntário e em troca ganhará gratidão e experiência. Caso tenha dificuldades em conseguir trabalho voluntário em entidades, seja voluntário em fazer amizades.
4. Não tenho tempo
Todo mundo tem a mesma quantidade de tempo. O dia tem vinte e quatro horas para o pedinte de rua e para o presidente de uma multinacional. Escolher o que é mais importante é o primeiro passo para analisar se o
tempo está sendo utilizado da maneira correta. Todo serviço que não te leva àquilo que você mais quer é um ladrão de tempo. Fazer as coisas como sempre fez sem se preocupar em melhorar os processos é desperdiçar tempo.
5. Não gosto do meu chefe
Seu chefe é você mesmo. Se você é subordinado à alguma pessoa e faz corpo-mole por não gostar dela, na verdade, você está prejudicando a si mesmo. Os colegas percebem, os clientes percebem e não demora,
você será conhecido como uma pessoa amarga, molenga e desleixada. Não gostar do chefe ou de colegas de trabalho não é desculpa aceitável. Se brigou com alguém, faça as pazes. Se alguém te magoou, perdoe. Faça pelos clientes, faça por você. E se, por acaso, não conseguir, despeça seu chefe! Vai trabalhar em algo que te faça feliz. Se não gosta do trabalho que você faz, MUDE!
6. Não gosto de onde eu moro
Procure ver com outros olhos. Quando alguém não é feliz no que faz, costuma por a culpa na cidade onde mora. Tente encontrar coisas que não são especificas de sua área, talvez você encontre algumas coisas que
vão te surpreender. Se não encontrar, MUDE! Existem outras desculpas, se prestar atenção em pessoas medianas, terá uma lista enorme de desculpas esfarrapadas. Conviver somente com pessoas medianas vai
te fazer aprender novas desculpas. Encontrar desculpas para tudo é escolher ser medíocre.
E você, conhece alguma outra desculpa esfarrapada que você sempre escuta?
___
Errou? Tudo bem, mas evite desculpinhas. Recomendo o post: 5 dicas para superar suas falhas.
Para mais dicas que irão ajudar seu dia-a-dia empreendedor, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter: @empreendemia.